A harmonia da Bossa Nova – Parte 2

Harmonia da bossa

A HARMONIA DA BOSSA NOVA – PARTE 2

Por Turi Collura
 

A bossa nova é conhecida por suas harmonias rebuscadas, por seu refinamento melódico e pelo seu “balanço”. Aprender a tocar nesse estilo musical requer um estudo específico de suas características estético-musicais. Nessa segunda parte do post, ao tratar da harmonia da bossa nova, sugiro algum exercício e algumas ideias para o seu estudo. Aproveite, no final desse artigo, a música “Areia e mar”, com sua partitura, seu vídeo e base áudio.

Na primeira parte desse artigo, dedicado ao estudo das características harmônicas da bossa nova, observamos que sua harmonia resulta obtida através do emprego de notas que enriquecem os acordes, como nonas, sextas, décimas-terceiras, etc. Dissemos também que um olhar mais atento revela muitas coisas interessantes desse gênero musical.

Ainda, no post anterior, dividimos o estudo da harmonia da bossa nova em três camadas, que resumirei a seguir:

– Estudo por tipologias de acordes: cada tipo de acorde possui sonoridades e tratamentos característicos;

– Estudo de clichê rítmico-harmônicos próprios do estilo;

– Voicings que representam a sonoridade da bossa nova ao piano.

(Confira o método: livro + DVD)

Nessa segunda parte dos estudos, falaremos de mais alguns desses elementos.

Tipologias de acordes: acordes menores e voicings
Para o estudo dos acordes menores, selecionamos quatro acordes iniciais:

acordes menores e voicings
De cada um dos acordes da figura acima, observamos as inversões. Todos os acordes dessa seção são interessantes. Todavia, a seguir, evidencio, com um retângulo aqueles que acredito mais úteis para o nosso estudo. A figura seguinte apresenta o estudo das inversões dos acordes Cm7 e Cm6:
acordes menores e voicings
A próxima figura apresenta o estudo dos acordes Cm7,9 e Cm6/9. Observe como as sonoridades se tornam mais interessantes.
acordes menores e voicings

Outra característica interessante da bossa nova é o uso de notas diferentes da fundamental do acorde para criar movimentos diatônico-cromáticos na linha do baixo. A seguir encontramos dois exemplos da literatura consagrada:

Águas de março (Tom Jobim)

Aguas de março

Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

chega de saudade

Leia a TERCEIRA PARTE desse estudo CLICANDO AQUI.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?