Como montar as tétrades, suas estruturas e cifras

Por Turi Collura

Falamos, anteriormente, sobre as Tríades, suas estruturas e cifras.

A partir disso, estudamos as tétrades, as suas estruturas e suas cifras. Vamos logo ao vídeo que apresenta esse conteúdo:

Resumindo os conceitos apresentados no vídeo acima: Adicionando um intervalo de 7a às tríades principais (aqui colocamos também a tríade sus4), obtemos acordes de 4 notas chamados tétrades. O intervalo de 7a utilizado é de três tipos:

Combinando as tríades principais com os tipos de 7a obtemos:

tétrades: acordes de 4 notas

Tendo como referência a fundamental C, por exemplo, a tabela anterior fica composta assim: com os tipos de 7a obtemos:

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

Com relação à tabela acima, observamos os seguintes pontos:

(*) A combinação da tríade maior com a 7a diminuta não ocorre. Essa última tem a mesma altura da 6a, seu equivalente enarmônico. O acorde pode se tornar, nesse caso, um C6. Mas, essa nota não será considerada uma 7a.

(**) Como no exemplo acima, a combinação da tríade menor com a 7a diminuta não ocorre. Essa última tem a mesma altura da 6a, seu equivalente enarmônico. O acorde pode se tornar, nesse caso, um Cm6. Mas, essa nota não será considerada uma 7a.

(***) A combinação da tríade diminuta com a 7a maior pode ser considerada uma alteração do acorde diminuto.

tétrades

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais

 

Cifras e notação das tétrades
O sistema de cifras utilizado no âmbito da música popular não é universalmente padronizado. Existem algumas diferenças entre os diversos países, escolas ou editoras. Com o intuito de oferecer indicações úteis ao estudo, apresento, em seguida, as principais indicações e cifras frequentemente utilizadas nas partituras nacionais e internacionais.

tétrades e suas cifras

(!) Observe que o símbolo Cº7 se apresenta, na tabela acima, em duas diferentes categorias de tétrades: a diminuta e a meio-diminuta. Infelizmente, não há uma unanimidade de escritas. No Brasil, essa simbologia não é usada.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?