Corcovado: escalas para a improvisação

Por Turi Collura

No estudo de hoje, vamos tratar das escalas que podemos utilizar para improvisarmos sobre a música Corcovado.

Quero logo deixar claro que, do meu ponto de vista, não existem possibilidades únicas na escolha das escalas a serem usadas. De fato, a experiência me leva a observar que diferentes improvisadores fazem escolhas diferentes, sobre o material a ser utilizado sobre cada acorde. Um improvisador de jazz contemporâneo, por exemplo, tende a utilizar escalas e materiais mais dissonantes, em relação ao que faria um estudante que baseia as suas escolhas na relação escala/acorde estudada em um livro. É verdade, também, que cada improvisador possui a sua própria maneira de abordar a improvisação, seus caminhos já experimentados, suas “cartas na manga” oriundas de sua experiência. Isso leva o improvisador a utilizar notas que não são contidas nas escalas, como cromatismos, aproximações diatônico-cromáticas que enriquecem a sonoridade.

A escolha das escalas que apresento aqui é bastante moderna, sem, porém, desrespeitar demasiadamente o contexto bossanovista da música. No vídeo, tentei ater-me às escalas apontadas, às vezes contendo o meu desejo de levar o discurso musical improvisado por outros caminhos.

 

Corcovado: escalas para a improvisação

Na imagem a seguir indico, às vezes, mais de uma escala sobre um único acorde. No vídeo comento cada escolha.

 

 

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?