Desenvolvimento da improvisação: cantando sobre “Blue in green”

Por Turi Collura

Você já sabe: nosso lema é que não existem segredos para a improvisação. Existem estudo, paciência, tentativas, prática, dedicação, inspiração. Mas existem práticas “menos percorridas” para o desenvolvimento da improvisação e que são muito úteis. Nesse post, quero compartilhar uma delas.

No nosso curso online de Improvisação, aqui no Terra da Música, dizemos que “quem canta, seu medo de improvisar espanta”. Não se preocupe, não estamos querendo transformar todos os instrumentistas em cantores! Mas sim que a prática de cantar sobre uma base (playback) ou sobre uma música é um exercício muito importante. Vamos logo ao vídeo, para entendermos do que se trata.

Para a demonstração, escolhi improvisar sobre a base da música “Blue in green”. Essa é a segunda parte de estudos de improvisação sobre Blue in Green. Confira, também, as outras partes (veja os links abaixo do vídeo).

Evidenciando algumas ideias

– Explorar um material limitado, como 2 ou 3 notas e “fazer a limonada com um limão apenas”;

– Variar a rítmica

– Explorar uma ideia boa: encontrou uma ideia? Não largue dela antes de tê-la desenvolvido;

– Imagine, ouse e erre à vontade;

Preste atenção à rítmica da base, fique na pulsação sem se perder.

Quantas ideias você consegue ter? Isso vai muito além das questões técnicas, das escalas, da teoria, dos arpejos, etc!

Mas, sobretudo, tenha paciência e muita criatividade. Se achar que é fácil, desenvolva essa sua habilidade, pois os resultado serão sempre melhores. Se você achar que é difícil demais, insista na atividade! Exercícios de práticas criativas como esse vão muito além de questões técnicas.

LIBERTE SUA CRIATIVIDADE MUSICAL!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI.

TODOS PODEM APRENDER A IMPROVISAR QUANDO CONHECEM OS CAMINHOS E AS TÉCNICAS PARA ISSO!
Liberte a sua criatividade e a música que está dentro de você! Do Pop ao Jazz, do Choro ao Blues, você vai aprender técnicas e abordagens incríveis para criar improvisações coerentes e bonitas!

Curso com aulas ao vivo + plataforma de estudos progressivos com biblioteca de vídeos, partituras, playbacks sempre disponíveis!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?