Harmonia: As tonalidades vizinhas


Por Turi Collura

Tonalidades vizinhas: o que são? Para que servem? Elas são as primeiras fontes para expandirmos o universo sonoro da tonalidade diatônica. Neste artigo vamos falar da contribuição das tonalidades vizinhas para a harmonia tonal.

A tonalidade não se limita apenas ao seu campo harmônico diatônico, mas inclui dominantes secundárias, movimentos cadenciais secundários, empréstimos, modulações, etc que, dispondo-se em círculos de maneira progressiva, se encontram mais próximos ou mais afastados do “centro de tudo”, isto é, da tônica.

Surge uma pergunta: há alguma “hierarquia” entre as fontes que vêm se agregando aos acordes diatônicos, para enriquecer a tonalidade?


De forma tradicional, as teorias harmônicas indicam as tonalidades vizinhas como as primeiras fontes para o enriquecimento da harmonia diatônica.
Vejamos o vídeo que nos apresenta esses conteúdos.

Curso de Linguagem e Percepção musical

Teoria e prática. Vídeos e exercícios interativos para suas habilidades auditivas de reconhecimento de intervalos melódicos e harmônicos.

 

Fixando os conceitos
Cada tonalidade possui cinco tonalidades vizinhas, três diretas e duas indiretas. As tonalidades vizinhas diretas são: sua relativa e as tonalidades de sua dominante e de sua subdominante. As tonalidades vizinhas indiretas são as relativas de sua dominante e sua subdominante.

Vejamos, a seguir, as tonalidades de Dó maior e Dó menor e suas tonalidades vizinhas:


As tonalidades vizinhas diretas de Dó maior são: Am (sua relativa), G (sua dominante) e F (sua subdominante). As suas tonalidades vizinhas indiretas são as relativas de sua dominante e de sua subdominante: Dm e Em.

As tonalidades vizinhas diretas de Dó menor são: Eb (sua relativa), Gm (sua dominante) e Fm (sua subdominante). As suas tonalidades vizinhas indiretas são as relativas de sua dominante e de sua subdominante: Bb e Ab.

Pensando no círculo das quintas, observamos que (com a exclusão da tonalidade relativa) as tonalidades vizinhas se encontram à direita e à esquerda da tonalidade “principal”. Essa é uma boa “dica” para calcularmos com facilidade quais são as tonalidade vizinhas de alguma tonalidade.

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

 

Agora observe:
Tendo a tonalidade de C como referência, vejamos abaixo os clichês II – V7 de cada tonalidade vizinha. Esses clichês II – V7 representam, para a tonalidade principal, os seus II-V secundários!


 

Concluindo
As tonalidades vizinhas são a primeira fonte que nos ajuda a expandir a tonalidade para além de seus acordes diatônicos. No específico, trazem para o campo harmônico os clichês secundários II-V.

Sendo as tonalidades mais próximas, são, também, aquelas para as quais é mais recorrente modular. Trata-se de um primeiro degrau -sem dúvida importante – para a expansão harmônica da tonalidade. Mas muitos outros elementos vão entrar, ainda, em jogo….

Até a próxima!

 

LIBERTE SUA CRIATIVIDADE MUSICAL!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI.

TODOS PODEM APRENDER A IMPROVISAR QUANDO CONHECEM OS CAMINHOS E AS TÉCNICAS PARA ISSO!
Liberte a sua criatividade e a música que está dentro de você! Do Pop ao Jazz, do Choro ao Blues, você vai aprender técnicas e abordagens incríveis para criar improvisações coerentes e bonitas!

Curso com aulas ao vivo + plataforma de estudos progressivos com biblioteca de vídeos, partituras, playbacks sempre disponíveis!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?