Por Michael de Souza
Continuamos algumas reflexões sobre a vida do músico e como viver de música iniciadas nas partes anteriores desse artigo.
QUANTAS HORAS POR DIA DEVO DEDICAR AO ESTUDO?
Você quer ser profissional?
Se a resposta for não, faça música de acordo com a sua agenda e divirta-se bastante!!!!
Se a resposta for sim, você precisa estudar o que um futuro engenheiro estuda. Ele vai para a faculdade de segunda à sexta e passa lá pelo menos 4h por dia e ainda precisa estudar para as provas em casa. Tudo isto durante 4 ou 5 anos. Se você quiser fazer isso em menos tempo, terá que aumentar a carga horária.
Além do instrumento é preciso estudar tudo que envolve a profissão!
Um instrumento é uma ferramenta, assim como uma colher de pedreiro. Entender como a colher de pedreiro funciona não fará de você um bom pedreiro.
Você pode ser um grande instrumentista, com uma técnica excepcional e ninguém gostar da sua música. E pode acontecer de você não ter uma grande técnica e todos amarem a sua música. Mas será muito melhor se você tiver uma grande técnica e souber como usá-la.
Ser músico é ter consciência de tudo que envolve a profissão.
Ter uma ótima técnica, entender as harmonias, ser muito bom do ponto de vista rítmico (existe uma grande diferença entre ritmo e estilo), entender de frequências, saber \”tirar um ótimo som\” do equipamento disponível (o bom músico não é necessariamente o que tem o melhor equipamento, mas o que consegue o melhor som do equipamento que tem), ser responsável, chegar no horário, estudar o repertório, aprender a gravar bem, ter uma boa didática e, acima de tudo, fazer com amor e verdade!
Você precisa fazer porque ama fazer. Quando você ama fazer alguma coisa de verdade, você batalha e constrói a sua vida inteira direcionando o objetivo para isso.