Por Turi Collura
Olá a todos! Quero compartilhar aqui uma atividade aparentemente simples que abre caminhos incríveis para a improvisação.
Vale a pergunta de base: “O que é improvisar, afinal?”. Após algumas reflexões, no vídeo apresento uma “dica de improvisação” para desenvolvermos a nossa criatividade e para abordarmos a improvisação de forma espontânea e natural. Parece algo simples (simplório?)… Experimente e confira os resultados na sua música!
O que achou dessa dica de improvisação?
Vou lhe dizer uma coisa: estudo, pratico e ensino a improvisação há mais de 20 anos. Posso dizer que a prática que sugiro aqui é muito valiosa e pode não ser nada “simples” se for levada a sério. Ao cantar, logo temos um contato direto com “o que sabemos fazer” de verdade. É, também, um grande estímulo para a nossa criatividade.
Quer conhecer um pouco mais o meu trabalho? Conheça meus livros e, a seguir, o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO com encontros ao vivo.
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais