WHY DON’T YOU DO RIGHT: A HISTÓRIA DE UM BLUES
Por Turi Collura
Veja (e ouça) a história de um blues que, ao longo de décadas, ganhou novas interpretações até se tornar um tema recorrente em talent shows tipo “American idols” ou “The Voice”.
“Why Don’t You Do Right” surge pela primeira vez em 1936 com o título “The Weed Smoker’s Dream”, composta por Kansas Joe McCoy e gravada pela sua banda, os Harlem Hamfats. É um blues de 16 compassos, considerado um “woman’s blues” e que se tornou um standard. Posteriormente McCoy reescreveu a música, aperfeiçoando a letra e a melodia. A nova composição foi gravada, em 1941, por Lil’ Green, acompanhada pelo violão de William “Big Bill” Broonzy, tornando-se logo um hit blues e jazz.
Originalmente a música falava das perdas financeiras de um fumante de maconha. Quando foi reescrita retratou a perspectiva da mulher, parceira deste homem, que o critica pela irresponsabilidade de seu modo de viver.
Why don’t you do right, like some other men do?
Get out of here and get me some money too.
(Por que você não se comporta como os outros homens?
Saia daqui e me traga algum dinheiro.)
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais
O texto da música:
You had plenty money, 1922
You let other women make a fool of you
Why don’t you do right, like some other men do
Get out of here and get me some money too
You’re sittin’ down and wonderin’ what it’s all about
You ain’t got no money, they will put you out
Why don’t you do right, like some other men do?
Get out of here and get me some money too
If you had prepared twenty years ago
You wouldn’t be a-wanderin’ now from door to door
Why don’t you do right, like some other men do?
Get out of here and get me some money too
I fell for your jivin’ and I took you in
Now all you got to offer me’s a drink of gin
Why don’t you do right, like some other men do
Get out of here and get me some money too.
Uma das melhores versões conhecidas dessa música é a de Peggy Lee, gravada em 27 de julho de 1942 com Benny Goodman, em Nova Iorque, que vendeu um milhão de cópias e levou fama a Peggy Lee.
Peggy Lee sempre disse que o som de Lil’ Green foi extremamente influente para a sua música. Em uma entrevista de 1984 disse: “Eu era e sou uma fã de Lil’ Green, uma cantora de blues excepcional, […] Cantava várias vezes sua música (“Why don’t you do right”) no meu camarim, que ficava ao lado do camarim de Benny (Goodman), tanto que depois ele me disse “Obviamente você gosta dessa música” e eu respondi, “Oh, eu adoro!” e ele disse: “Você gostaria que eu fizesse um arranjo?” e eu: “Seria fantástico”, e ele fez”.
Peggie Lee em outra gravação famosa de 1947