Topo

A escaleta em sala de aula. Melodica man: descobrindo a linguagem da música

Escaleta-Melodica_men-musica-nas-escolas

A escaleta em sala de aula. Melodica man: descobrindo a linguagem da música

Eles são conhecidos como Melodica Men (os “rapazes da melodica”). Muitos de nós já se deparou com dois “simpáticos malucos” que, equipados com duas escaletas (em outras línguas chamadas “melodicas”) e outras tralhas cénicas, divertem os internautas com suas performances geniais. 

 

Eles são Joe Buono e Tristan Clarke. Muito além de suas apresentações nas redes sociais em que, vestidos a caráter, reproduzem músicas de videogames, de seriados e outros temas, eles estão envolvidos em projetos sociais e na difusão da escaleta nas escolas, como instrumento para a educação musical.

A escaleta na educação musical

A escaleta (ou melodica, como é conhecida em outro países) é um instrumento bastante econômico e portátil.

Escaleta ou melódica

É um pequeno instrumento de teclas de tamanho reduzido que acionam a passagem de ar, soprado por um tubo ou diretamente na embocadura do instrumento.

Melódica

Joe e Tristan em uma escola do estado do Nebraska (EUA).

O sonho de Joe e Tristan

“Acreditamos que exista um caminho, ainda não descoberto, para mostrar às crianças como falar a linguagem da música. Acreditamos que a escaleta tenha um potencial na educação musical ainda não explorado. Por isso idealizamos um movimento para integrar a escaleta na educação musical de base das escolas. Isso é um grande sonho, mas o movimento já começou! Começamos com um projeto piloto na Carolina do Norte e na Flórida, e ainda acabamos de começar!”.

Os dois músicos buscam suporte ao projeto entre apoiadores, por meio da plataforma Patreon. Por apenas 1 dólar por mês, os apoiadores podem ter acesso a conteúdos especiais disponibilizados na plataforma de financiamento coletivo. Vários professores de música, nos EUA, têm introduzido a escaleta na sala de aula e estão colaborando com Joe e Tristan.

Curso de Percepção musical

 

Teoria e prática. Vídeos e exercícios interativos para suas habilidades auditivas de reconhecimento de intervalos melódicos e harmônicos.

Performances nas escolas e nos hospitais infantis

A dupla não dispensa esforços para animar os pequenos estudantes nas escolas e, também, nos hospitais infantis. “A nossa missão é levar a alegria da música a um número sempre maior de pessoas”, afirmam. “Quando tocamos os temas da Disney as crianças adoram!”

Escaleta ou melódica nos hospitais infantis

Programas de educação musical

Joe e Tristan estão trabalhando em um programa de educação musical. Graças à tecnologia, o trabalho é realizado em rede, junto a professores de vários lugares da América do Norte. Para saber mais e apoiar o projeto visite: https://www.patreon.com/melodicamen

Aulas e materiais didáticos

No site dos Melodica Men pode encontrar aulas em vídeo para o manuseio do instrumento: exercícios para realizar a articulação, a dinâmica, o vibrato, os golpes de língua, etc. Disponibilizam, também, livros e outros materiais. Visite: https://www.melodicamen.com

Curso Online: Leitura e escrita musical

Aprenda a ler e a escrever música na partitura e a escrever as suas ideias em música.
Solfejos rítmicos guiados e exercícios interativos.

Comentários de Facebook
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário