A HARMONIA DA BOSSA NOVA – PARTE 3
Por Turi Collura
A bossa nova é conhecida por suas harmonias rebuscadas, por seu refinamento melódico e pelo seu “balanço”. Aprender a tocar nesse estilo musical requer um estudo específico de suas características estético-musicais. Nessa terceira parte do post, ao tratar da harmonia da bossa nova, apresento alguns clichês recorrentes e faremos alguns exemplos sobre o uso dos acordes diminutos. Aproveite, no final desse artigo, a música “Copacabana 62”, com sua partitura, seu vídeo e base áudio.
Nos artigos anteriores iniciamos o estudo das características harmônicas da bossa nova. Temos observado que sua harmonia resulta obtida através do emprego de notas que enriquecem os acordes, como nonas, sextas, décimas-terceiras, etc. Dissemos também que um olhar mais atento revela muitas coisas interessantes desse gênero musical.
Ainda, na parte 1 e na parte 2 deste artigo, dividimos o estudo da harmonia da bossa nova em três camadas, que resumirei a seguir:
– Estudo por tipologias de acordes: cada tipo de acorde possui sonoridades e tratamentos característicos;
– Estudo de clichê rítmico-harmônicos próprios do estilo;
– Voicings que representam a sonoridade da bossa nova ao piano.
Neste novo post iremos abordar outras características interessantes, como:
– Clichês rítmico-harmônicos recorrentes
– O uso do acorde diminuto
1. Clichês rítmico-harmônicos recorrentes
Os clichês que apresento a seguir são caracterizados por encadeamentos de acordes por quintas descendentes:
Exemplo 1
Observe o desenho realizado pela nota mais aguda de cada acorde. Note que se estabelece uma descida cromática, composta pelas notas 13 e b13 de G7, e, sucessivamente, pelas notas 9 e b9 de C7.
O exemplo seguinte mostra uma pequena variação, que introduz um acorde de dominante sus4,9:
Exemplo 2
Observe a realização dos exemplos 1 e 2:
Encontramos o clichê do exemplo 2 na música “Wave” (Tom Jobim):
Esse tipo de clichê rítmico-harmônico pode se repetir, envolvendo uma sequência mais extensa de acordes. Veja os próximos dois exemplos:
Exemplo 3
O exemplo 4 introduz os acordes de dominante sus4,9:
Exemplo 4
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais
Observe a realização dos exemplos 3 e 4:
2. O uso do acorde diminuto
Prosseguindo com o estudo das características harmônicas da bossa nova, podemos destacar o uso frequente de acordes diminutos. Vejamos os exemplos a seguir:
“Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes):
“Wave” (Tom Jobim):
Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!
Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI
Há mais um acorde característico, que veremos aqui: o diminuto b13, esse bem característico da bossa nova. Vejamos os próximos exemplos:
“Corcovado” (Tom Jobim):
“Minha namorada” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes):
Concluindo
Ao estudarmos a harmonia da bossa nova adentramos em um mundo rico que nos reserva muitas surpresas agradáveis.
Até a próxima!