Por Turi Collura
Desde o tempo dos dinossauros, todo músico se depara com uma questão: “como estudar as escalas”!
Preparei um estudo com algumas sugestões e “dicas” práticas, algo que, frequentemente, explico durante as aulas.
Aqui destacamos a realização das escalas apenas com a mão direita – que, para falar a verdade, no âmbito da música popular, é o que mais praticamos!
Vamos logo aos vídeos!
Fixando as ideias apresentadas para o estudar as escalas:
Distinguimos entre dois grupos:
Escalas que começam por uma tecla branca:
1) Escalas de C, D, E, G, A, B possuem o mesmo dedilhado: 1-2-3 + 1-2-3-4-5;
2) A escala de Fá maior possui o dedilhado 1-2-3-4 + 1-2-3-4.
Escalas que começam por uma tecla preta:
1) Iniciamos sempre com o 2º dedo;
A primeira tecla branca que aparece depois de uma preta leva o dedo 1.
Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!
Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI
Exercícios para estudar as escalas
Veja, no vídeo a seguir, algumas “dicas” interessantes e um exercício muito útil para sua técnica!
Fixando os conceitos:
Ao estudar as escalas, distinguimos entre dois tipos de memorização: motora (isto é, o que nossos dedos “memorizam” em termos de movimento) e visual (nossa mente traça os “desenhos” das escalas, o que facilita na aprendizagem e execução.
Para a visualização das escalas, podemos desenhá-las (repetidamente) em um papel. Visualizamos, por exemplo, que a escala de Sol maior possui apenas uma alteração (o fá#, que se encontra no 7º grau da escala). Vamos fazer outro exemplo: visualizamos a escala de Mi maior, que possui 4 alterações, que se encontram nos graus 2, 3, 6 e 7 da escala (fá#, sol#, dó# e ré#). E por aí vai.
Para a memorização motora, apresentei, no vídeo, um exercício em que tocamos as notas da escala em pequenos blocos: 1-2, 1-2-3, 1-2-3-4, 1-2-3-4-5… etc. respeitando o dedilhado certo.
LEMBRE-SE: estude lentamente, relaxado, não sobrecarregue sua musculatura. Use um metrônomo para medir a velocidade confortável e, aos poucos, aumente-a mantendo o relaxamento e a precisão.
Bons estudos!