Como estudar as escalas: “dicas” e exercícios

Por Turi Collura

Desde o tempo dos dinossauros, todo músico se depara com uma questão: “como estudar as escalas”!
Preparei um estudo com algumas sugestões e “dicas” práticas, algo que, frequentemente, explico durante as aulas.

Aqui destacamos a realização das escalas apenas com a mão direita – que, para falar a verdade, no âmbito da música popular, é o que mais praticamos!

Vamos logo aos vídeos!

Fixando as ideias apresentadas para o estudar as escalas: 

Distinguimos entre dois grupos:

Escalas que começam por uma tecla branca:
1) Escalas de C, D, E, G, A, B possuem o mesmo dedilhado: 1-2-3 + 1-2-3-4-5;
2) A escala de Fá maior possui o dedilhado 1-2-3-4 + 1-2-3-4.

Escalas que começam por uma tecla preta:
1) Iniciamos sempre com o 2º dedo;
A primeira tecla branca que aparece depois de uma preta leva o dedo 1.

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

 

Exercícios para estudar as escalas

Veja, no vídeo a seguir, algumas “dicas” interessantes e um exercício muito útil para sua técnica!

Fixando os conceitos:

Ao estudar as escalas, distinguimos entre dois tipos de memorização: motora (isto é, o que nossos dedos “memorizam” em termos de movimento) e visual (nossa mente traça os “desenhos” das escalas, o que facilita na aprendizagem e execução.

Para a visualização das escalas, podemos desenhá-las (repetidamente) em um papel. Visualizamos, por exemplo, que a escala de Sol maior possui apenas uma alteração (o fá#, que se encontra no 7º grau da escala). Vamos fazer outro exemplo: visualizamos a escala de Mi maior, que possui 4 alterações, que se encontram nos graus 2, 3, 6 e 7 da escala (fá#, sol#, dó# e ré#). E por aí vai.

Para a memorização motora, apresentei, no vídeo, um exercício em que tocamos as notas da escala em pequenos blocos: 1-2, 1-2-3, 1-2-3-4, 1-2-3-4-5… etc. respeitando o dedilhado certo.

LEMBRE-SE: estude lentamente, relaxado, não sobrecarregue sua musculatura. Use um metrônomo para medir a velocidade confortável e, aos poucos, aumente-a mantendo o relaxamento e a precisão.

Bons estudos!

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?