Topo

Composição e processos criativos: conversas entre um escritor e um músico

Composição e processos criativos

Composição e processos criativos: conversas entre um escritor e um músico

Uma live muito especial com o escritor André Carretoni e o compositor Turi Collura sobre As rotinas da composição, suas experiências e sua visão.

Sobre André Carretoni

Nascido no Rio de Janeiro, em 11 de janeiro de 1971, André Bustamante Carretoni cedo se apaixona pelas artes. Autodidata, aprende música, desenho, faz cursos de teatro e de cinema até que, aos 27 anos, graças aos seus conhecimentos de informática, dá uma reviravolta em sua vida e parte do Brasil, à procura de novas experiências.

Vive por seis anos em Lisboa, faz o Caminho Português de Santiago de Compostela e inscreve-se em um curso de pintura em Florença, onde escreve “Piedade Moderna” e conhece Jannick, que se tornará sua esposa.

Vive por dois anos em Lausanne. Escreve “Mais Alto que o Fundo do Mar”, envia contos e crônicas para os sites Tertúlia e Bonjour Brasil e frequenta o Laboratório de Escritura Criativa à Distância do Instituto Camões.

Depois de quatro anos em Paris, no encalce da Geração Perdida, instala-se em Nice e encontra nova fonte de inspiração.

Nasce seu filho, Tiziano Carretoni.

Publica seu livro “Mais Alto que o Fundo do Mar” em francês (“Plus Haut que le fond de la Mer”), escreve “TELMAH, A Tragédia do Desencontro” e participa da oficina literária da escritora Adriana Lisboa e do masterclass do escritor Bernard Werber.

Publica “TELMAH, A Tragédia do Desencontro”.

É eleito Acadêmico Imortal da Academia Brasileira de Letras/Suíça, cadeira número 4.

Segue escrevendo.

http://www.carretoni.com/

Sobre Turi Collura

Turi é pianista desde os 4 anos de idade, músico profissional com experiência internacional, compositor e professor de música há várias décadas. Compôs músicas para o Museu do Automóvel da Alfa Romeo em Turim (Itália), para o Ministério da Educação (Itália), para o Governo do Estado do Espírito Santo (Brasil) entre outros. Criou músicas para Videogames, Documentários, Exposições. Em 2012 lançou o CD autoral “Interferências”, que  ganhou, também, uma edição especial no Japão. Algumas de suas composições estão contidas nos seus livros didáticos para piano.

Atua como educador musical e palestrante em instituições, programas de Pós-graduação e festivais de música pelo Brasil. Graduou-se na Itália em Disciplinas da Música com ênfase em educação musical (Universidade de Bolonha) e na Escola Cívica de Jazz (Milão). É Mestre pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil) e pós-graduado pela mesma instituição. Autor dos métodos “Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano”, “Piano Bossa Nova”, “O Piano Brasileiro”, escreveu, também, o método “Improvisação: práticas criativas para a composição melódica”, publicado pela Editora Irmãos Vitale de São Paulo. O seu CD “Conversa na Vila” faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa. Fundou e coordenou o Departamento de Música Popular da FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo). É criador do site de ensino online www.terradamusica.com.br, onde ministra vários cursos. Muitos de seus alunos e ex-alunos hoje trabalham profissionalmente com a música pelo mundo afora!

www.turicollura.com.br

Parceiros:

Redação Terra da Música
Sem comentários

Deixe seu comentário