Topo

Harmonia Negativa - Jacob Collier  

  RSS

theblesilva
(@theblesilva)
Membro Ativo
Entrou: 2 anos  atrás
Posts: 2
16/01/2018 16:49  

Bom dia amigos,

Esses dias me deparei com esse assunto, obviamente, via Jacob Collier. Se você não conhece esse rapaz pesquise HOJE no youtube, tem coisas bem interessantes e é uma pessoa muito nova que explora/estuda bastante harmonia.

Então, estava eu de bobeira no youtube, ví um vídeo dele falando sobre harmonia negativa e fui buscar na internet, peguei uns materiais básicos e comecei a sistematizar no caderno pra aliar com os conhecimentos que já tenho. Não irei descrever a teoria nesse tópico, pois o objetivo do post é o desenvolvimento do assunto.

Conclusões, não é nada do outro mundo, acordes "inéditos", mas é uma forma de pensar, principalmente em situações X e Y se abrem os caminhos para W e Z acordes.

Meus primeiros passos foram descobrir as tríades e tétrades resultandes desse processo e como dialoga com a harmonia popular que estudamos no curso. Irei compartilhar meus resultados e gostaria de saber se alguem já estudou o assunto e gostaria de fazer novas considerações.

1ª conclusão : harmonia negativa trata-se basicamente de misturar os acordes do CH maior e menor (coisa que já vimos no curso), a diferença é como misturar, pois para um acorde X existe um negativo Y.

2ª conclusão : fiz uma viagem de agregar os acordes (originais do CH) por função e analisar seus acordes negativos, ficou mais ou menos assim (É POSSÍVEL TER ERROS NAS ANÁLISES)
tônica - I7M, VIm7 e IIIm7 - negativos bVI7M, bIII6 e bVI6
Subdom - IIm7 e IV7M - negativos bVII7 e bIII7M - ou em outra análise Vm7 e Vm(b13)
dom - V7 e VII(meio dim) -negativos II(meio dim) e bVII7 - ou seja os dominantes do bIII que seria o tom relativo maior do negativo 😀

Não consegui ir muito além disso na teoria, estou estudando agora aplicações práticas observando muito bem as melodias pq tem coisa que bate na trave mesmo, principalmente no violão que os voicings são mais limitados.

abraços
Bons estudos


ResponderCitar (Quote)
Phelipe
(@liphelima)
Membro Novo
Entrou: 2 anos  atrás
Posts: 1
23/02/2018 20:11  

Rapaz muito boa a sua sistematização, apesar de conhecer a ideia nunca toquei usando-a. Parabéns pelos estudos, e quem sabe sai um bom material em portugues dai.


ResponderCitar (Quote)
Share:
  
Funcionando

Por favor Entrar ou Cadastrar