Topo

Aula 9 do curso de improvisação ONLINE - Módulo 1  

  RSS

JOSEILTON CLAUDIO BARBOSA
(@joseilton-claudio)
Membro em Ascenção
Entrou: 1 ano  atrás
Posts: 6
13/12/2017 23:55  

Boa noite amigos do curso online de improvisação 1, 

sou Joseilton e quero compartilhar com vocês impressões que a gente vai estudando os temas desenvolvidos e apresentados no curso. Por exemplo, acabei de ver a aula 9 do improvisação do módulo 1. Acho que o HAL CROOK disse é muito importante, mas tudo que ele falou requer a presença do professor. Este tem de estar por perto guiando o aluno. É uma tarefa que sem a orientação pessoal do professor o estudante não terá um resultado satisfatório. Não sei se isso ocorreu com algum de vocês. Mas comigo senti na hora. Não conseguiria ir adiante sozinho. Essa foi a minha sensação. Um grande pra vocês, amigos.

Joseilton Barbosa


ResponderCitar (Quote)
Turi Collura
(@turi-collura)
Membro Admin
Entrou: 3 anos  atrás
Posts: 40
15/12/2017 20:26  

Olá Joseilton, a minha experiência, primeiro como aprendiz, em seguida como músico e como professor, me leva a considerar o seguinte:

- É possível estudar sozinhos, mas há pessoas que conseguem mais, outras menos. Há músicos famosos que estudaram sozinhos (cito, por exemplo, o violonista Biréli Lagrene, o pianista Erroll Garner, entre muitos outros). Mas o que é, afinal, estudar sozinho? Colar suas orelhas nos discos? Nesse caso, você está imitando alguém (isso é bom). Em outros casos, você está trocando alguma experiência com amigos ou colegas. Outra parte do trabalho é feita por meio de livros e, mais recentemente, por meio de cursos online, por exemplo, que melhoram a experiência da aprendizagem, graças ao vídeo e à interação (o livro não oferecia nada disso).

- Em algum momento, a maioria de nós precisa de um guia mais experiente. Não à toa, por exemplo, além de músico profissional, eu dedico grande parte de meu tempo ao ensino. Por essa razão, oferecemos, aqui no site, um serviço personalizado de aulas, pois, às vezes, precisamos de algo que nos desbloqueie, de uma direção específica, de uma mão. Pois cada um de nós é diferente, e um bom professor pode mudar o resultado de sua improvisação (é disso que você está se queixando aqui).

Vale, também, uma reflexão: a aprendizagem da música é algo demorado, ao qual precisamos nos dedicar muito, com o coração aberto, com sinceridade, entendendo, também, quais são os nossos limites, as áreas que precisamos trabalhar. Precisamos fazer "os deveres de casa", como, por exemplo, trabalharmos o nosso ouvido, entre outras coisas. Já dizia o filósofo grego Sócrates "conheça-te a ti mesmo". 

Se precisar de um guia particular, por algum encontro ou por um período de desenvolvimento, pode contar comigo.

Um abraço


ResponderCitar (Quote)
JOSEILTON CLAUDIO BARBOSA
(@joseilton-claudio)
Membro em Ascenção
Entrou: 1 ano  atrás
Posts: 6
16/12/2017 23:02  

Obrigado, Turi, pelo grande incentivo. Suas palavras demonstram quão grande educador musical é você. Revela que você vai além do músico que é. 

Um abraço.


ResponderCitar (Quote)
Share:
  
Funcionando

Por favor Entrar ou Cadastrar