Topo

Currículo Lattes: 4 razões para criar isso agora mesmo!

Você é um profissional da música e ainda não tem?
Currículo LATTES para professores e profissionais da música

Currículo Lattes: 4 razões para criar isso agora mesmo!

Não é incomum ver professores de música, supre preparados e habilidosos, que já dispõem de muitos anos de experiência, porém pouco atentos a certas questões de sua carreira. A vida de qualquer profissional pode não ser fácil se ele não se atenta para o que pode ajudá-lo, e para o músico não é diferente! 

 

Quem deseja se candidatar a algum concurso para professor de música, ou mesmo dar aula em cursos livres, deve considerar a grande importância de ter um currículo Lattes bem feito.

 

Pense que, embora você possa ter tido excelentes professores e apresente formação e experiência valiosas, nem sempre o seu contratante saberá disto (é provável que ele não saiba mesmo)! É necessário que se tenha uma forma compacta, porém completa de mostrar sua experiência. E se o currículo tiver uma chancela de autoridade melhor ainda! Esta forma é o Currículo Lattes!

 

Muitas empresas (entre elas as instituições de ensino privado) vêm solicitando esse tipo de currículo, devido à forma com a qual ele organiza as informações.

Pós-Graduação em Performance na Música Popular com ênfase em Performance (piano e violão) reconhecida pelo MEC

Veja abaixo 4 razões para criar o seu Lattes agora mesmo!

 

1) O currículo Lattes é um documento necessário no caso em que você queira prestar um concurso público/processo seletivo

Este ponto é importantíssimo. Não somente o Lattes contribui muito para mostrar rapidamente ao outro as suas experiências e estudos realizados, como também é documento necessário para prestar qualquer concurso público! Sem um currículo Lattes, não importa o quão vasta e rica seja a sua caminhada e o quão diferenciada seja sua formação, você simplesmente não será aceito. Já é uma boa razão, não?

 

2) Há espaço para toda a sua experiência

No Lattes tem espaço para pontos mais variados da sua vida acadêmica. Mas não apenas da vida acadêmica se interessa o LATTES, mas sim da experiência global do profissional. O primeiro lugar é, obviamente, reservado à formação acadêmica: graduação, pós-graduação Lato Sensu, mestrado/doutorado ou extensão universitária sã. Mas há espaço, também, para você informar tudo que você produziu na sua carreira, como, por exemplo, artigos científicos, publicações, discos que gravou, músicas que produziu e por aí em diante! 

Isto é de grande importância, porque não são apenas os títulos superiores que somam pontos em concurso. Cada uma dessas experiências registradas no currículo soma pontos em concurso público!

 

3) O currículo Lattes transmite confiança

Coloque-se na posição de uma Instituição ou do contratante de uma escola de música. Uma coisa é receber do profissional um currículo Vitae comum, outra é receber um currículo Lattes! Este, diferentemente do primeiro, é registrado na plataforma do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o que dá a segurança de que nenhuma informação é falsa. Isto porque a finalidade do Lattes é justamente oferecer uma estrutura em que as informações registradas sejam comprováveis.

 

4) Ter um currículo Lattes é sinal de profissionalismo

Não somente o contratante se sentirá mais seguro, mas também verá em você um professor de música verdadeiramente profissional! Ele verá que você, diferentemente da maioria dos professores, preocupou-se em registrar um currículo em uma instituição confiável e de porte nacional. Isto contribuirá para que sua imagem profissional se torne muito mais positiva!

Pós-Graduação em Música Popular com ênfase em Práticas Criativas reconhecida pelo MEC

Conclusão

Nesse artigo vimos a importância, para o professor de música, de se ter um currículo Lattes bem feito e atualizado. Sem ele, não é possível prestar qualquer concurso público.

Além disso, você perde a oportunidade passar uma imagem profissional e confiável aos contratantes.

Não deixe de conhecer os cursos de Extensão Universitária e os Cursos de Pós-graduação na área da música oferecidas pelo Terra da Música! Você tem várias opções de estudo para crescer nos seus conhecimentos musicais, enriquecer seu currículo e alavancar sua carreira musical!

Redação Terra da Música

Deixe seu comentário