Curso de Extensão Universitária: Destaque-se no Mercado de Trabalho

Quando se trata de construir uma carreira de sucesso, é comum pensar na qualificação profissional e na busca constante por novos conhecimentos. Uma maneira eficaz de adquirir habilidades específicas e diferenciar-se no mercado de trabalho é por meio dos cursos de extensão universitária. Neste artigo, vamos explicar o que são esses cursos, quais os pré-requisitos para ingressar e como eles podem contribuir para o seu sucesso profissional.

O que é um curso de extensão universitária?
Os cursos de extensão universitária são programas educacionais de curta duração oferecidos por universidades com o objetivo de complementar a formação acadêmica dos estudantes com conteúdos específicos sobre determinados assuntos. Esses cursos têm uma carga horária reduzida, o que os torna bastante objetivos, aliando teoria e prática.

Vale ressaltar que os cursos de extensão seguem as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 9.394/1996, que define as bases da educação nacional. No entanto, cada universidade é responsável por regulamentar os cursos oferecidos, de acordo com suas especificidades.

É importante destacar que os cursos de extensão universitária não devem ser confundidos com cursos livres ou pós-graduações.

Na categoria Cursos de Extensão, podemos distinguir entre:

Cursos de Atualização, que são cursos rápidos de, no máximo, 49 horas, normalmente compostos por apenas uma disciplina. Além de renovar os seus conhecimentos, o aluno ganha um certificado para seu curriculum.

Cursos de Capacitação Profissional, com carga horária mais consistente e contendo várias disciplinas. Sua duração fica em torno de 180 horas. Além de renovar os seus conhecimentos, o aluno ganha um certificado para seu curriculum.

Conheça os cursos de Capacitação Profissional oferecidos pelo Terra da Música:

Curso de Capacitação Profissional em PIANO POPULAR
Domine de verdade o mundo do piano popular em todas as suas vertentes! Desenvolva-se em gêneros como Blues, Bossa Nova, Samba, Choro, Pop, Improvisação, Rítmica entre muitas outras coisas. Duração do curso: 190 horas.

Curso de Capacitação Profissional em PRÁTICAS CRIATIVAS
Torne-se um especialista nas técnicas de criação, harmonização, rearmonização, improvisação e composição de melodias no âmbito da música popular. Duração do curso: 160 horas.

Vantagens de um curso de extensão universitária
Agora que você já sabe o que é um curso de extensão universitária, vamos conhecer as principais vantagens que essa modalidade de ensino oferece.

1. Rapidez na conclusão
Os cursos de extensão abordam assuntos específicos e, por isso, têm uma carga horária reduzida. Em geral, eles têm menos de 360 horas, o que permite uma conclusão rápida. Além disso, por serem cursos de curta duração, as despesas com inscrições e mensalidades costumam ser mais baixas, tornando-os acessíveis para os estudantes. Dessa forma, é possível turbinar o currículo e adquirir novos conhecimentos em um curto espaço de tempo e com um excelente custo-benefício.

2. Aquisição de conhecimento prático
Os cursos de extensão universitária aliam teoria e prática durante o ensino, proporcionando conhecimentos essenciais para a rotina profissional. Nem sempre é possível encontrar estágios na área desejada, e algumas faculdades têm uma carga horária prática reduzida. Nesse sentido, os cursos de extensão universitária são uma ótima opção para os estudantes, oferecendo a oportunidade de conhecer mais sobre áreas de atuação e definir objetivos de carreira.

3. Diferencial no mercado de trabalho
Embora não tenham validade acadêmica como as graduações e as pós-graduações, os cursos de extensão universitária garantem um diferencial no currículo. Os estudantes se destacam nos processos seletivos para vagas de emprego, pois demonstram interesse em se atualizar e buscar novos conhecimentos. Os certificados desses cursos podem ser aceitos em concursos públicos e outros processos seletivos, somando pontos e sendo um diferencial na hora de conquistar a vaga desejada.

4. Flexibilidade de horários
Os cursos de extensão universitária podem ser oferecidos tanto na modalidade presencial quanto a distância, variando de acordo com a instituição de ensino. Isso permite que o estudante encontre uma opção adequada à sua agenda, sem prejudicar outros compromissos, como faculdade ou trabalho.

5. Criação de networking
Uma boa rede de contatos é fundamental para quem deseja ter sucesso na carreira. É necessário contar com indicações de outros profissionais e ter pessoas de confiança para prestar serviços ou trocar informações quando necessário. Os cursos de extensão universitária proporcionam oportunidades para conhecer profissionais de diversas áreas, o que pode resultar em amizades, parcerias de trabalho e até mesmo indicações para vagas de emprego.

6. Melhor desempenho
Os cursos de extensão universitária ajudam na preparação para atuar em diversas áreas dentro do curso de formação do estudante, aprimorando competências e auxiliando no desenvolvimento de novas habilidades. Eles são indicados para quem deseja crescer na carreira ou mudar o foco de atuação dentro de uma mesma empresa.

Requisitos para fazer um curso de extensão universitária
Os requisitos para participar de um curso de extensão universitária podem variar de acordo com a universidade responsável. é importante ressaltar que não é obrigatório ter um diploma de graduação. O único requisito exigido é a formação no ensino médio. Essa também é uma ótima oportunidade para quem está em dúvida sobre qual faculdade fazer, já que os cursos de extensão universitária permitem que os alunos do ensino médio se inscrevam para conhecer mais sobre as características de determinada área de atuação.

Com tantas vantagens, vale a pena aliar os cursos de extensão universitária à sua formação acadêmica. Essa é uma excelente forma de aprimorar seus conhecimentos, adquirir novas habilidades e se destacar no mercado de trabalho. Não perca a oportunidade de diferenciar-se da concorrência, melhorar sua vida e aumentar suas chances de sucesso na carreira.

Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?