Topo

Dica de improvisação: exercício infalível

Dica de improvisação

Dica de improvisação: exercício infalível

Por Turi Collura

Olá a todos! Quero compartilhar aqui uma atividade aparentemente simples que abre caminhos incríveis para a improvisação. 

 

Vale a pergunta de base: “O que é improvisar, afinal?“. Após algumas reflexões, no vídeo apresento uma “dica de improvisação” para desenvolvermos a nossa criatividade e para abordarmos a improvisação de forma espontânea e natural. Parece algo simples (simplório?)… Experimente e confira os resultados na sua música!

O que achou dessa dica de improvisação? Vou lhe dizer uma coisa: estudo, pratico e ensino a improvisação há mais de 20 anos. Posso dizer que a prática que sugiro aqui é muito valiosa e pode não ser nada “simples” se for levada a sério. Ao cantar, logo temos um contato direto com “o que sabemos fazer” de verdade. É, também, um grande estímulo para a nossa criatividade.

Quer conhecer um pouco mais o meu trabalho? Conheça meus livros e meu curso online sobre improvisação (clique sobre cada um para conhecer os detalhes).

download livro turi collura improvisação-vol-1
download livro turi collura improvisação-vol-2

Curso Online de Improvisação

 

Curso, para TODOS os instrumentos. Do Pop ao Jazz, do Choro ao Blues, aprenda como funciona uma melodia.

Veja os conteúdos gratuitos do curso online, marcados como “FREE”. Não precisa se cadastrar, apenas clique para ser direcionado à página:

Comentários de Facebook
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário