
Dica de batera #1: rudimentos aplicados ao baião
Por Arthur Teles
O baterista Arthur Teles demonstra alguns estudos de bateria para o Baião. A partir dos rudimentos tradicionais, cria um estudo a duas vozes. Confira as dicas.
O material de estudo (veja a transcrição a seguir) foi pensado para ser estudado a duas vozes. Para um estudo significativo, é importante que interprete o ostinato dos pés como uma voz base, e que a segunda voz (variações com as mãos) seja interpretada de maneira independente.
Antes de juntar as vozes para execução, pratique cada uma delas separadamente, identificando quais são os rudimentos ou “palavras rítmicas” que estão sendo utilizados. Os símbolos (+, o) significam respectivamente os sons de toques fechados e abertos no bumbo e hi-hat. Os sons abertos e fechados na bateria têm, como intuito principal, simular a sonoridade de diferentes instrumentos de percussão na bateria. No caso desse estudo, o instrumento da percussão que serve de base é a zabumba, instrumento característico no Baião.

Para se aprofundar
Se quiser aprofundar como funciona a relação de toques abertos e fechados nos pés, sugiro um método que explica isso de uma forma espetacular. Trata-se do livro “Batuque é um privilégio” – Oscar Bolão.