Diferença entre Tônica e Fundamental

Tonica-e-fundamental

Por Turi Collura

Nesse artigo falamos da diferença entre Tônica e Fundamental, algo que, às vezes, no estudo da harmonia, pode gerar dúvidas.

Nesse post quero responder a uma pergunta recorrente que os alunos do Curso de Harmonia Aplicada à Música Popular me fazem: qual é a diferença entre Tônica e Fundamental. Na harmonia tonal existem dois centros de gravidade que correspondem às duas dinâmicas que chamamos de perspectiva vertical e perspectiva tonal. Tônica e fundamental são esses dois centros de gravidade.

Vejamos:
fundamental está na base do que chamamos de dinâmica vertical, representando a raiz do acorde, seu primeiro grau.
Vamos considerar o acorde como unidade – e não em relação à tonalidade ou a outros acordes. Cada acorde está organizado a partir da sua fundamental, que é o seu primeiro grau.

Tonica-e-fundamental

A tônica está na base da dinâmica tonal. Sua função organizativa se refere a um conjunto de acordes. As relações dos acordes com a tônica são simbolizadas pela cifragem dos graus. Usando os algarismos romanos, indicamos as relações dos acordes com a tônica, que representa o centro em volta do qual se organizam todos os demais.

Observe a representação a seguir:

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

Tonica-e-fundamental
A Tônica, portanto, precisa de uma dimensão mais ampla para acontecer, sendo o primeiro grau de uma tonalidade. Ela se constitui, como dissemos acima, como centro de gravidade na relação com outros acordes. A Fundamental não precisa nada mais que de um único acorde. Ela é o seu primeiro grau. Assim, o primeiro grau de cada acorde é chamado fundamental. O acorde I de uma tonalidade é chamado “acorde de tônica”.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?