
Diferença entre Tônica e Fundamental
Por Turi Collura
Nesse artigo falamos da diferença entre Tônica e Fundamental, algo que, às vezes, no estudo da harmonia, pode gerar dúvidas.
Nesse post quero responder a uma pergunta recorrente que os alunos do Curso de Harmonia Aplicada à Música Popular me fazem: qual é a diferença entre Tônica e Fundamental.
Na harmonia tonal existem dois centros de gravidade que correspondem às duas dinâmicas que chamamos de perspectiva vertical e perspectiva tonal. Tônica e fundamental são esses dois centros de gravidade.
Vejamos:
A fundamental está na base do que chamamos de dinâmica vertical, representando a raiz do acorde, seu primeiro grau.
Vamos considerar o acorde como unidade – e não em relação à tonalidade ou a outros acordes. Cada acorde está organizado a partir da sua fundamental, que é o seu primeiro grau.

A tônica está na base da dinâmica tonal. Sua função organizativa se refere a um conjunto de acordes. As relações dos acordes com a tônica são simbolizadas pela cifragem dos graus. Usando os algarismos romanos, indicamos as relações dos acordes com a tônica, que representa o centro em volta do qual se organizam todos os demais.
Observe a representação a seguir:

A Tônica, portanto, precisa de uma dimensão mais ampla para acontecer, sendo o primeiro grau de uma tonalidade. Ela se constitui, como dissemos acima, como centro de gravidade na relação com outros acordes.
A Fundamental não precisa nada mais que de um único acorde. Ela é o seu primeiro grau.
Assim, o primeiro grau de cada acorde é chamado fundamental. O acorde I de uma tonalidade é chamado “acorde de tônica”.
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a conceitos avançados.
Pingback: Estruturas Superiores: modos da escala maior - Blog Terra da Música
Pingback: A perspectiva vertical na harmonia: o acorde como unidade sonora - Blog Terra da Música