Topo

A geografia das escalas nas teclas

Aprender as escalas, improvisar, harmonizar
escalas nas teclas e sua geografia

A geografia das escalas nas teclas

Hoje quero compartilhar uma ideia muito interessante para nós instrumentistas das teclas! Eu chamo isso de “geografia” das escalas nas teclas, para reforçar a ideia de “formas” que podemos visualizar. Para o que isso serve? Para aprendermos as escalas… mas também para improvisar, aprender os campos harmônicos com facilidade, harmonizar, etc. Vamos logo ao vídeo.

No vídeo demonstrei, também, certa lógica que aparece na sequência das tonalidade seguindo o círculo das quintas, ao construirmos as escalas nas teclas. Essa é uma maneira interessante para memorizarmos “os desenhos”. Espero que isso lhe sirva assim como serviu e serve a mim.

Aprendi as geografias, e agora?

Agora você vai se divertir, veja como fazer isso no vídeo a seguir!

 

Estude Piano e Teclado conosco!
Seu crescimento ao alcance de um clique!

Clique e veja os cursos

 

Repertório do iniciante ao avançado, Piano Blues, Piano Brasileiro, Harmonia, Improvisação, Leitura, Rítmica e muito mais.

 

Veja também:

Programas de estudos para cada nível:

Piano-e-teclado-iniciante-programa
estudos de piano e teclado intermediário
Estudos de piano e teclado
Piano e Teclado avançado
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário