Topo

Técnicas de improvisação: a expansão melódica

curso online de improvisação - como turbinar as frases

Técnicas de improvisação: a expansão melódica

Por Turi Collura

Para além das escalas! Hoje quero apresentar algumas ideias muito interessantes para a criação melódica, compartilhando um tópico dos estudos do Curso Online de Improvisação.

 

Nesse post vamos estudar uma frase em Sol menor dórico, analisando as suas características. A frase é o ponto de partida para uma reflexão interessante: ao criarmos melodias, sejam improvisadas ou não, é útil praticarmos o que chamo de “expansão do material melódico de base“, ou “expansão melódica“.

 

Como isso funciona? Tendo a escala como base inicial, vamos acrescentar algumas notas – cromatismos ou notas blues, por exemplo.

 

Sem demora, vamos observar o vídeo que preparei:

Vejamos a frase original, ponto de partida de nosso estudo:

curso de improvisação

Vejamos mais duas frases baseadas nessa escala e nessa ideia de “expansão melódica“:

Frase 1

frase improvisação

Frase 2

improvisação frases

Que tal tocarmos a frase em outros estilos e andamentos? Bossa Nova? Smooth Jazz?

Curso Online de Improvisação

 

Curso, para TODOS os instrumentos. Do Pop ao Jazz, do Choro ao Blues, aprenda como funciona uma melodia.

Até a próxima!

Assinaturas dos cursos online
Comentários de Facebook
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário