Extensão Universitária

Curso de Capacitação Profissional em

Práticas Criativas

Harmonia, Improvisação, Composição

Torne-se um especialista nas técnicas de criação, harmonização, rearmonização, improvisação de melodias. Adquira as ferramentas necessárias para o desenvolvimento e a realização de trabalhos de produção musical, arranjo, músicas para multimídia, comerciais para rádio-TV, ensino de música entre muitas outras possibilidades de atuação profissional disponíveis no mercado de trabalho. 

Inscreva-se no programa 100% ONLINE de Capacitação Profissional em Práticas Criativas, sob a coordenação do professor Turi Collura. Curso de Extensão Universitária com Certificado válido em todo o território nacional para prova de títulos em concursos públicos e processos seletivos.

Destaque-se no mercado de trabalho e enriqueça o seu curriculum!

DESENVOLVA A SUA MUSICALIDADE E CRIATIVIDADE

Se você busca uma formação sólida e fundamentada para o seu desenvolvimento pessoal na música, o curso de Capacitação Profissional em Práticas Criativas é a proposta certa para o seu crescimento musical e seu avanço na carreira. Articulado em 5 módulos progressivos, o curso oferece um estudo moderno e objetivo da Harmonia e das abordagens e técnicas para a Improvisação entendida como processo de composição extemporânea embasado em três diretrizes: o conhecimento da gramática musical e de suas regras; o desenvolvimento das atividades motoras ligadas ao pensamento musical; o estímulo da criatividade pessoal. A metodologia visa o avanço do aluno seja do ponto de vista teórico, seja do ponto de vista prático, visando dotá-lo das ferramentas necessárias para um saber musical amplo e consciente.

OBJETIVOS DO CURSO

– Facilitar o domínio das linguagens da música popular próprias de vários estilos e gêneros;
– Estimular a criatividade dos alunos para a criação de melodias, peças e arranjos;
– Possibilitar os meios para a criação, recriação, elaboração de arranjos ao instrumento;
– Oferecer percursos, técnicas e abordagens à improvisação em diferentes níveis e contextos;
– Facultar o conhecimento das características harmônicas, rítmicas, estilísticas de vários gêneros musicais.

O QUE É UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?

Todo profissional precisa de um aprimoramento constante para sua carreira, seja para dar “aquele up” nos conhecimentos, seja para despontar no mercado de trabalho. Os cursos de extensão universitária oferecem aprofundamentos em áreas de conhecimento específicas que muitas vezes não são contempladas nos cursos de graduação. A extensão universitária oferece uma formação complementar mais enxuta e objetiva para profissionais e educadores. Os cursos são oferecidos exclusivamente por Instituições de Ensino Superior devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O Terra da Música, em parceria com a Faculdade FGE de São Paulo, Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (Credenciada pela Portaria MEC nº 1.058 de 27/12/2021, publicada no DOU de 28/12/2021) promove o desenvolvimento pessoal e profissional por meio do conhecimento na área da Música, formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho em suas diversas vertentes e para atuarem na sociedade como multiplicadores de saberes. Nesse sentido, os cursos de extensão universitária são oferecidos à comunidade sem a necessidade de se possuir um diploma de graduação. Estudantes de cursos superiores ainda incompletos ou profissionais sem titulação podem se beneficiar dos cursos de extensão universitária.

Os cursos de extensão universitária funcionam ao abrigo da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional. Trata-se de cursos de menor duração, se comparados a uma graduação, mas a extensão universitária é “coisa séria”. A certificação do curso de extensão universitária possui vínculo com instituições de nível superior e seus certificados são válidos na prova de títulos em concursos públicos e outros processos seletivos.

CARGA HORÁRIA e INFORMAÇÕES GERAIS


160 horas.

Modalidade: 100% ONLINE
Estude pelo nosso APP, pelo seu Computador, Tablet ou Smartphone

Duração: 12 meses. O aluno pode escolher avançar nos estudos conforme as próprias capacidades e concluir em um prazo menor de tempo.

Modalidade: 100% ONLINE por meio de módulos pré-gravados que você pode estudar com liberdade geográfica e de acordo com a sua disponibilidade de horários.

Inscrições abertas
O curso é composto por cinco módulos de aulas gravadas + PDF + bases de áudio. 

PRÉ REQUISITOS

– Capacidade de leitura da partitura nas duas claves de Sol e de Fá;
– Domínio da teoria musical de base (intervalos, fórmula de compasso, duração das notas);

PÚBLICO ALVO

Estudantes, professores de música e profissionais da área que desejam aprimorar suas habilidades e competências para a aplicação prática da harmonia e da improvisação nos seus saberes e fazeres musicais.

Para a participação ao curso em nível de extensão universitária é necessária uma entrevista com o(a) candidato(a). Reserve agora a sua vaga pelo formulário disponível no final da página.

INVESTIMENTO

R$1497,00 (ou 12 x R$149,41 no cartão de crédito). Desconto no pagamento à vista por PIX.

 

Coordenador do Curso

Atua como educador musical e palestrante em instituições, programas de Pós-graduação e festivais de música no Brasil e no exterior. Graduou-se na Itália em Disciplinas da Música com ênfase em educação musical (Universidade de Bolonha) e na Escola Cívica de Jazz (Milão). É Mestre pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil) e pós-graduado pela mesma instituição. 
Autor dos métodos “Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano”, “Piano Bossa Nova”, “O Piano Brasileiro”, escreveu, também, o método em dois volumes “Improvisação: práticas criativas para a composição melódica”, publicado pela Editora Irmãos Vitale de São Paulo.
Em 2012 lançou o CD autoral “Interferências”, que ganhou, também, uma edição especial no Japão.
O seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa. Fundou e coordenou o Departamento de Música Popular da FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo).
É criador do site de ensino online www.terradamusica.com.br, onde ministra vários cursos. Muitos de seus alunos e ex-alunos hoje trabalham profissionalmente com a música pelo mundo afora!

MANDE UMA MENSAGEM PARA NÓS!

Estamos disponíveis pelo email: [email protected] ou pelo telefone (11) 93349-9993 (whatsapp e telefone).
Olá em que podemos ajudar?