Círculo das quintas: o que é? Para o que serve? Será que ele “esconde segredos”?
Nessa live o professor Turi Collura fala de “mágicas” escondidas dentro do círculo. Nele encontramos as escalas modais, acordes simétricos, cadências II-V-I, Turnarounds, Multitonalidade e muitas outras coisas.
O círculo das quintas não é algo recente. Ele foi “inventado” por um estudioso alemão, Johann David Heinischen, o qual apresentou a ideia em um escrito de 1711 (Musikalisher Círcul) e aprofundou o assunto em um escrito de 1728. Naquela época acabava de se estabelecer a afinação temperada, proposta por outro estudioso alemão, André Werkmeister, em 1691. A proposta de Heinischen era a de representar, geometricamente, a relação de quintas que, através do novo sistema de afinação, compõem a oitava temperada, formada por doze semitons de ugual distância entre eles.
Sucessivamente, o círculo foi objeto de estudos e observações por parte de grandes compositores como, por exemplo, Bela Bartok ou o saxofonista de Jazz John Coltrane. Ambos encontraram no Círculo das Quintas a representação geométrica da Multitonalidade e, obviamente, inspiração para suas composições.
É sobre esses assuntos que Turi Collura fala na palestra. Assista ao vídeo acima.