A harmonia de Tom Jobim na música “Luiza”: considerações na análise harmônica

Por Turi Collura

Olá a todos! Neste artigo, quero analisar uma das músicas mais bonitas de Tom Jobim (como escolher, entre tantas maravilhas?): Luiza, publicada, pela primeira vez, no disco Passarim, em 1987 e que rendeu ao compositor um disco de ouro.

Na ficha técnica lemos que o disco foi gravado no estúdio Transamérica, no Rio de Janeiro, e mixado em Nova York. Mas fontes nem tanto segredas (veja a biografia do jornalista Sérgio Cabral – sim, o pai do político, a quem deu o mesmo nome) revelam que as gravações de Jobim ao piano e dele cantando foram feitas na sua própria casa, onde os engenheiros improvisaram uma gravação antes de levar o projeto para o estúdio.

A música é um bom exemplo de uso de uma harmonia tonal muito rica – logo chamam a nossa atenção o primeiro acorde, Cm(7M), e, pouco depois, dois acordes maiores com a quinta aumentada. Mas na harmonia de Luiza encontramos, também, recursos antigos que remontam à época de Bach, como a passagem entre a tonalidade menor e sua homônima maior. Nada inusitado, afinal se trata de um recurso utilizado por muitos compositores, entre os quais os Beatles (uma música, entre todas, pede passagem: “Michelle”, de Lennon e McCartney).

Para esse estudo, preparei um vídeo em que comento a harmonia da música:

Algumas considerações sobre a análise harmônica na música popular.
Nos estudos harmônicos de música popular, não costumamos estudar, de maneira aprofundada, o movimento das vozes, isto é, não estudamos aquilo que se chama de condução das vozes, na passagem de um acorde para outro. Estou me referindo àquele estudo tradicional da harmonia que tem a sua origem no assim chamado contraponto, e que, num determinado momento da história, passou a ser baseado em regras e proibições – nessa última categoria encontramos, por exemplo, as quintas e oitavas paralelas. Isso hoje não faz mais sentido.

Por um lado, a abordagem prática da música popular nos oferece a possibilidade de alcançarmos uma visão global da harmonia muito rapidamente. Por outro lado, porém, corremos o risco de perdermos detalhes importantes para uma compreensão mais profunda. No meu Curso Online de Harmonia aplicada à Música Popularbusco evidenciar essas nuances harmônicas.

Vejamos um exemplo que possa elucidar o que estou dizendo: vamos pegar o acorde de Fm(7M) que se encontra no nono compasso da música Luiza. Como interpretar a 7ª maior em desse IV grau menor? Podemos observar que a 7ª maior do acorde de Fm é a nota mi natural. O acorde que antecede o Fm é seu dominante: C7. O 3º grau de C7 é aquela “nota importante” – faz parte do trítono do acorde – que resolve um semitom acima quando a harmonia “resolve” no acorde sucessivo.

No nosso caso, na passagem do acorde de C7 para Fm, temos um retardo da resolução, ficando, ainda por um tempo, a nota mi como tensão não resolvida, até que essa nota se movimente – no nosso caso até que o acorde se transforme em Fm7. Observamos agora que a análise tradicional, que leva em conta o movimento das vozes, nos ajuda a entender essa passagem. Esse tipo de estudo, nos permite descobrir uma voz interna em um trecho da música, indicada em vermelho:

Observar esse tipo de movimentos internos é muito útil para evidenciarmos linhas secundárias em nossos arranjos (pense, por exemplo, em dar essa linha para uma viola, para um sax ou, ainda, para um trombone).

Uma minha interpretação da música:

Concluindo

Com o passar do tempo, presenciamos, na harmonia tonal, o que chamamos de “emancipação das dissonâncias”, ou seja, ganhamos maior liberdade de movimento entre as vozes. Observar o movimento das vozes internas na passagem de um acorde para outro nos permite entender certos caminhos harmônicos, ao mesmo tempo em que nos permite explorar e utilizar, em nossas composições, a as nuances harmônicas disponíveis.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?