Topo

Estruturas Superiores: o que são e para que servem

Estruturas Superiores

Estruturas Superiores: o que são e para que servem

Por Turi Collura

Vamos dedicar esse tópico a um assunto muito interessante: o das assim chamadas Estruturas Superiores (em inglês Upper Structures). Começamos definindo alguns conceitos:

Fixando os conceitos

De forma geral, temos dois tipos de estrutura superior:

1) Tríade (ES) sobre um baixo, que indicamos dessa maneira: um acorde sobre um baixo, separados pela barra transversal. Às vezes, esse tipo de estrutura pode não definir a harmonia de forma clara, o que pode ser bom ou não. Podemos chamar essas estruturas de “Acordes híbridos”.

estruturas superiores - tríades sobre baixo

2) Sobreposição de dois acordes, que chamamos de policorde: a tríade de Ré maior sobreposta ao acorde C7, indicados com a barra horizontal. Distinguimos entre policordes tonais e policordes politonais. Trataremos aqui dos primeiros.

estruturas superiores policorde

Para que servem e como utilizar as Estruturas Superiores? Elas servem para várias coisas. Por exemplo, para termos sínteses harmônicas que ofereçam sonoridades mais interessantes ou modernas. Oferecem um material interessante para a improvisação. Do ponto de vista da harmonia, podemos, usar as tríades superiores combinadas com um baixo ou alternar a ES com o acorde “titular” para criar riqueza harmônica.

O nosso ouvido percebe a tríade como uma estrutura que ele conhece bem. Quando referida a um baixo diferente, a sonoridade muda e se torna interessante re-significá-la.

Conheça o curso de harmonia que muda a sua música!

Curso Online de Harmonia

 

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a conceitos avançados.

Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário