Topo

Improvisando com as Estruturas Superiores

LIVE: Turi Collura (piano) convida Eric Almeida (sax)
Improvisando com as Estruturas Superiores Live

Improvisando com as Estruturas Superiores

“Improvisando com as Estruturas Superiores”: uma live muito especial com Turi Collura (piano) e Eric Almeida (sax) para falar do emprego das Estruturas Superiores da harmonia/escala(s) na hora da improvisação.

Sobre Eric Almeida

Saxofonista, diretor musical e arranjador, começou seus estudos musicais na O.N.G Aldeias Infantis S.O.S Brasil.

Tocou e gravou com diversos artistas como Saulo Fernandes, Guilherme Arantes, Jammil, Psirico, Chiclete com Banana, Araketu, Netinho, Harmonia do Samba, Cheiro de Amor, Banda Eva, Ricardo Chaves, Carla Vizi, Gil Semedo (Cabo Verde), Jesse Monroe (Inglaterra), Mistah Isaac (Angola), dentre outros.

No cenário instrumental tocou com Sanbone Pagode Orquestra, Orquestra Rumpillez, Luciano Calazans, Joel Moncorvo, Marcelo Brasil, Beto Martins, Marcio Dhiniz, dentre outros.

Como compositor e/ou interprete teve suas músicas: “Valsinha Para Mainha” e “Samba de Lavagem “ entre as finalistas no Festival de Música da Rádio Educadora (2013 e 2014 respectivamente), “Lalinho no Frevo como semifinalista em 2015 e “Negação do Ócio” como semifinalista do Troféu Caymmi. Foi também semifinalista no Primeiro Concurso Internacional de Saxofonistas Victor Assis Brasil, que aconteceu em Brasilía, em Julho de 2015. Em 2014 tocou seu show “Lugar Comum” no Festival de Música Instrumental da Bahia que aconteceu no TCA.

Atualmente tem um projeto de arranjos e gravações de instrumentos de sopro chamado Casa do Naipe e vem atuando como saxofonista do cantor Angolano Yuri da Cunha.

Acabou de lançar o seu segundo álbum, entitulado “Brazilian Jazz Project”.

https://linktr.ee/sax_eric

Sobre Turi Collura

Turi é pianista desde os 4 anos de idade, músico profissional com experiência internacional, compositor e professor de música há várias décadas. Compôs músicas para o Museu do Automóvel da Alfa Romeo em Turim (Itália), para o Ministério da Educação (Itália), para o Governo do Estado do Espírito Santo (Brasil) entre outros. Criou músicas para Videogames, Documentários, Exposições. Em 2012 lançou o CD autoral “Interferências”, que  ganhou, também, uma edição especial no Japão. Algumas de suas composições estão contidas nos seus livros didáticos para piano.

Atua como educador musical e palestrante em instituições, programas de Pós-graduação e festivais de música pelo Brasil. Graduou-se na Itália em Disciplinas da Música com ênfase em educação musical (Universidade de Bolonha) e na Escola Cívica de Jazz (Milão). É Mestre pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil) e pós-graduado pela mesma instituição. Autor dos métodos “Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano”, “Piano Bossa Nova”, “O Piano Brasileiro”, escreveu, também, o método “Improvisação: práticas criativas para a composição melódica”, publicado pela Editora Irmãos Vitale de São Paulo. O seu CD “Conversa na Vila” faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa. Fundou e coordenou o Departamento de Música Popular da FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo). É criador do site de ensino online www.terradamusica.com.br, onde ministra vários cursos. Muitos de seus alunos e ex-alunos hoje trabalham profissionalmente com a música pelo mundo afora!

www.turicollura.com.br

Parceiros:

Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário