
Improvisando com as Estruturas Superiores
“Improvisando com as Estruturas Superiores”: uma live muito especial com Turi Collura (piano) e Eric Almeida (sax) para falar do emprego das Estruturas Superiores da harmonia/escala(s) na hora da improvisação.
Sobre Eric Almeida
Saxofonista, diretor musical e arranjador, começou seus estudos musicais na O.N.G Aldeias Infantis S.O.S Brasil.
Tocou e gravou com diversos artistas como Saulo Fernandes, Guilherme Arantes, Jammil, Psirico, Chiclete com Banana, Araketu, Netinho, Harmonia do Samba, Cheiro de Amor, Banda Eva, Ricardo Chaves, Carla Vizi, Gil Semedo (Cabo Verde), Jesse Monroe (Inglaterra), Mistah Isaac (Angola), dentre outros.
No cenário instrumental tocou com Sanbone Pagode Orquestra, Orquestra Rumpillez, Luciano Calazans, Joel Moncorvo, Marcelo Brasil, Beto Martins, Marcio Dhiniz, dentre outros.
Como compositor e/ou interprete teve suas músicas: “Valsinha Para Mainha” e “Samba de Lavagem “ entre as finalistas no Festival de Música da Rádio Educadora (2013 e 2014 respectivamente), “Lalinho no Frevo como semifinalista em 2015 e “Negação do Ócio” como semifinalista do Troféu Caymmi. Foi também semifinalista no Primeiro Concurso Internacional de Saxofonistas Victor Assis Brasil, que aconteceu em Brasilía, em Julho de 2015. Em 2014 tocou seu show “Lugar Comum” no Festival de Música Instrumental da Bahia que aconteceu no TCA.
Atualmente tem um projeto de arranjos e gravações de instrumentos de sopro chamado Casa do Naipe e vem atuando como saxofonista do cantor Angolano Yuri da Cunha.
Acabou de lançar o seu segundo álbum, entitulado “Brazilian Jazz Project”.