ISN’T SHE LOVELY: PLAYBACK E PARTITURA
Por Turi Collura
Mais uma música para a série de estudos com bases (playbacks) e partituras de qualidade do Terra da Música. Bases para serem usadas nos nossos Cursos Online e pelos leitores! A música que estudamos hoje é Isn’t she lovely, música de Stevie Wonder.
Algumas informações sobre a música
A música Isn’t she lovely foi lançada em 1976 no álbum Song in the key of life e dedicada à filha recém nascida. Em sua versão original, a canção inicia com o choro da criança, muitas vezes editado nas passagens no rádio e ausente em versões sucessivas da composição.
O disco levou mais de dois anos da concepção ao lançamento, e hoje é considerado como um dos melhores e mais criativos momentos da carreira de mais de quarenta anos do artista.
Lançamento: 28 de setembro de 1976
Artista: Stevie Wonder
Gravadora: Tamla
Prêmios: Grammy Award: Álbum do Ano, mais
Indicações: Juno Award: Melhor Álbum Internacional; Brit Award: Melhor Álbum Internacional.
Curso reconhecido pelo MEC, 100% ONLINE. Estude na modalidade EAD com flexibilidade de horários e com o melhor custo-benefício!
Clique para saber mais
Ouça aqui uma versão mais recente, Live em Londres de 2008:
PLAYBACK PARA O SEU ESTUDO
(Um agradecimento especial a Klayton Galdino pela realização do playback!)
Uma “mágica” para os improvisos:
Podemos utilizar apenas uma escala, para improvisarmos na música inteira: a escala pentatônica maior de Eb (ou, o que é o mesmo, a escala pentatônica menor de C).
Outra escala interessante é a penta-blues, que acrescenta à escala anterior apenas uma nota, vejamos:
Uma mistura da abordagem vertical à improvisação com essas escalas apresentadas acima, leva a resultados muito interessantes.