Por Turi Collura
A Nota Pedal é algo utilizado, há muitos séculos, na música de tradição européia, mas que encontramos, também, no Jazz, no Rock, no Gospel e, de forma, geral, na Música Popular. Com o termo nota pedal (ponto pedal, ponto de órgão ou simplesmente pedal) entendemos a manutenção de alguma nota em meio à uma sucessão de acordes.
O nome parece ter a sua origem no órgão, devido à capacidade deste instrumento de sustentar uma nota por um longo período de tempo, normalmente por meio da pedaleira, tocada com os pés do músico.
Na maioria das vezes, a nota pedal é executada no baixo, isto é, na nota mais grave, embora possa se encontrar também em qualquer outra voz. Abordaremos aqui a nota pedal aplicada aos baixos dos acordes.
Na música da tradição ocidental, a nota pedal foi muito utilizada por grandes compositores, como, por exemplo, Mozart, Bach e Chopin. Mas seu uso se estendeu a praticamente todos os gêneros da música popular, como, por exemplo, o jazz, o gospel e a música pop.
Normalmente, o pedal é sustentado pela tônica ou pela dominante, mas pode ainda ser sustentado por qualquer outra nota. É frequente encontrar o pedal no início ou no final da música.
Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!
Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI
Algumas músicas que empregam a nota pedal.
Stevie Wonder utiliza a nota pedal no início da música Too High, em que uma série de tríades maiores em sucessões cromáticas (observe a série de tríades descendentes no âmbito de uma oitava inteira: Bb, A, Ab, G, Gb, F, E, Eb, D, Db, C, B, Bb!) desfilam sobre um baixo de E.
Outro exemplo é o clássico do Rock Jump, da banda norteamericana Van Halen. Observe os acordes de C, F e G que se alternam sobre o baixo de C. A sequência é tocada em um sintetizador Oberheim OB-Xa e se tornou um cult da década de 1980. Nossa nota máxima para os solos na guitarra e no sintetizador! Encontramos outro exemplo de nota pedal no início da música The cinema show da banda Genesis. Mais um exemplo de nota pedal no baixo, na música Lake, de Pat Metheny. Nota máxima para o solo de piano de Lyle Mays.
No Curso de Harmonia Aplicada à Música Popular aprofundamos o uso da Nota Pedal, seus clichês harmônicos e seu emprego na harmonização e re-harmonização de uma música. Se você se interessar pela harmonia, vale a pena dar uma olhada.
Até a próxima!