O CÍRCULO DAS QUINTAS
Por Turi Collura
Nesse post vamos conhecer algumas características do Círculo das Quintas, uma ferramenta interessante para aprendermos a calcular/memorizar as alterações das tonalidades
Teoria e prática. Vídeos e exercícios interativos para suas habilidades auditivas de reconhecimento de intervalos melódicos e harmônicos. Neste curso você encontra exercícios interativos para você treinar e verificar, constantemente o seu progresso musical
Evidenciando algumas coisas que acabamos de ver no vídeo:
O círculo das quintas se chama assim porque as tonalidades se sucedem por quintas, vejamos: a partir da tonalidade de C (que é o ponto inicial), do lado direito colocamos as tonalidades com os sustenidos.
Observamos que a nota G está uma quinta acima de C. A nota D está uma quinta acima de G, etc. Temos assim a sequência de quintas ascendentes C-G-D-A-E-B-F#-C#.
Do lado esquerdo colocamos as tonalidades com os bemóis. Observamos que a sequência é composta por quintas descendentes: C-F-Bb-Eb-Ab-Db-Gb-Cb. Também as alterações das tonalidades se sucedem em sequências de quintas.
Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!
Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI
Observamos a sequência com que se apresentam as alterações nas tonalidades com os sustenidos:
Tonalidade de G: F#
Tonalidade de D: F# – C#
Tonalidade de A: F# – C# – G#
Tonalidade de E: F# – C# – G# – D#
Tonalidade de B: F# – C# – G# – D# – A#
Tonalidade de F#: F# – C# – G# – D# – A# – E#
Tonalidade de C#: F# – C# – G# – D# – A# – E# – B#
Reparamos que, ao procedermos de uma tonalidade para a sucessiva, acrescentamos uma alteração à(s) anterior(es). Notamos que as alterações também estão em relação de quintas ascendentes. É útil memorizar a sequência com a qual se apresentam os sustenidos:
É interessante saber que, nas tonalidades com os sustenidos, a última alteração representa o sétimo grau da escala.
Por exemplo, na tonalidade de Ré maior, a nota C# (última alteração na sequência das alterações) é o sétimo grau da escala. Mais um exemplo: na tonalidade de Mi maior, a nota D# é o sétimo grau da escala.