Por Turi Collura
Descubra um jogo interessante para aprender a formar qualquer tipo de tríade de forma simples e divertida.
Aprendendo as regras do jogo
Se você gosta de estudar harmonia, essa atividade será muito interessante.
O jogo apresentado no vídeo é composto por 3 colunas (x,y,z). Cada uma delas contém uma tríade maior que precisamos montar.
Escolhemos uma nota (no vídeo escolhemos a nota C) e consideramos ela como primeiro grau de uma tríade (a tríade X), como terceiro de uma segunda tríade (tríade Y) e como quinto grau de uma outra tríade (tríade Z).
Escolhida a nota inicial, preenchemos os espaços, colocando as notas que compõem as tríades (X,Y,Z). Veja a seguir o exemplo completo:
– Na coluna X, consideramos a nota C como fundamental da tríade maior (Dó, obviamente, dado que C é sua fundamental), então completamos a coluna acrescentando seu terceiro e seu quinto graus.
– Na coluna Y consideramos C como terceiro grau de uma tríade maior Lá bemol maior). Completamos, então, a coluna com as notas Ab (primeiro grau da tríade) e Eb (quinto grau da tríade).
– Na coluna Z, consideramos a nota C como quinto grau de outra tríade maior (Fá maior). Completamos a coluna com as notas F (primeiro grau da tríade) e A (terceiro grau da tríade).
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais