Topo

O poder do FOCO: como obter resultados melhores nos seus estudos

FOCO - COMO OBTER RESULTADOS MELHORES NOS SEUS ESTUDOS

O poder do FOCO: como obter resultados melhores nos seus estudos

Por Michael de Souza

Hoje, todos nós somos, diariamente, bombardeados por mensagens, em nossos smartphones, nas redes sociais, na TV. Vivemos imersos em um oceano de informações tal que nos impõe filtrar, em busca do que realmente é bom, construtivo, útil, interessante, verdadeiro.

 

De todo modo, todas essas informações diminuem nossa capacidade de concentração. E manter a concentração é muito importante para a nossa inteligência emocional.

Quando nos concentramos em coisas boas por exemplo, automaticamente esvaziamos nossa mente dos problemas que nos causam sofrimento. Quando aprendemos a ter pensamentos positivos a longo prazo, esta concentração se transforma em foco.

 

Foco é um substantivo masculino que indica a nitidez de uma imagem, a visão bem definida de algo, o centro e o ponto de convergência.

 

”O foco é a concentração a medio e longo prazo, e ele permite que deixemos de pensar naquilo que nos incomoda ou naquilo que atrapalha a nossa atividade.

Steve Jobs disse, certa vez:
“Foco é dizer não”

Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.

 

Foco: COMO OBTER RESULTADOS MELHORES NOS SEUS ESTUDOS

É preciso abrir mão de muitas coisas para conseguir realizar bem apenas uma. Foco é continuidade. O processo de aprendizagem exige constância e constância só acontece através do foco. Planejamento, disciplina e continuidade geram resultado.

Estabeleça seu alvo. Você deve ter metas claras, específicas, com o máximo de detalhes e com datas para serem concluídas. Separe as metas por curto, medio e longo prazo.

 

Planeje as ações diariamente para estar mais próximo das metas. Para atingir uma meta será de extrema importância um planejamento eficaz.

Por menor que seja o seu tempo, vale muito cada passo. Então organize-se de acordo com sua prioridade.

Faça listas com os exercícios, escalas, arpejos, técnicas e repertório que você tem que estudar.

 

Dessa forman fica mais fácil manter o foco.

 

Os Limites existem para serem superados, respeite seus limites mas lute para vence-los.

A epigenética, ciência que estuda como o ambiente pode interferir em nossas características genéticas, afirma que herdar um aspecto do comportamento dos pais não é o suficiente para que ele se desenvolva. Se os genes nunca são acionados, é como se não existissem. Então pratique e não foque apenas no seu talento.

 

Conseguir mudar o foco quando nos convém é uma questão de treino e persistência. O importante é saber identificar situações em que essa estratégia pode nos ajudar. para resistir à tentação de parar o que estamos fazendo e checar o que os amigos estão publicando nas redes sociais por exemplo.

As pessoas que gostam do que fazem sentem mais facilidade para manter a atenção. Mantenha a motivação e o propósito lembrando do quanto é satisfatório fazer boa música!

 

Bons estudos!

Comentários de Facebook
Michael de Souza

Michael de Souza é guitarrista, violonista, produtor musical, professor do Terra da música e coordenador pedagógico e sócio do Instituto Musical Souza e Muzir. Com mais de 20 anos de experiência, Começou a estudar música aos 8 anos no salesiano em Belo Horizonte e logo integrou o coral curumim que acompanhava o cantor Milton Nascimento em turnês pelo Brasil. Aos 9 anos descobriu o violão e aos 12 já dava as suas primeiras aulas para amigos e vizinhos. Estudou teoria musical e violino a partir dos 13 anos e integrou a orquestra jovem da Vale (projeto vale música) e já trabalhava como musico de bandas de baile. Aos 21 montou o Instituto Musical Souza e Muzir (Instituto Musical Jacaraipe na época), escola com uma metodologia de ensino pensada para o aluno, estabelecendo conceitos teóricos de maneira pratica e desmistificando o aprendizado. O instituto hoje é mais do que uma escola de musica, é um espaço de valorização da criatividade e da arte. Michael acompanhou varias bandas e artista capixabas e nacionais, como o cantor Zé Geraldo.

Sem comentários

Deixe seu comentário