O poder do FOCO: como obter resultados melhores nos seus estudos

Por Michael de Souza

Hoje, todos nós somos, diariamente, bombardeados por mensagens, em nossos smartphones, nas redes sociais, na TV. Vivemos imersos em um oceano de informações tal que nos impõe filtrar, em busca do que realmente é bom, construtivo, útil, interessante, verdadeiro.

De todo modo, todas essas informações diminuem nossa capacidade de concentração. E manter a concentração é muito importante para a nossa inteligência emocional.

Quando nos concentramos em coisas boas por exemplo, automaticamente esvaziamos nossa mente dos problemas que nos causam sofrimento. Quando aprendemos a ter pensamentos positivos a longo prazo, esta concentração se transforma em foco.

Foco é um substantivo masculino que indica a nitidez de uma imagem, a visão bem definida de algo, o centro e o ponto de convergência.

”O foco é a concentração a medio e longo prazo, e ele permite que deixemos de pensar naquilo que nos incomoda ou naquilo que atrapalha a nossa atividade.

Steve Jobs disse, certa vez: “Foco é dizer não”

Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.

É preciso abrir mão de muitas coisas para conseguir realizar bem apenas uma. Foco é continuidade. O processo de aprendizagem exige constância e constância só acontece através do foco. Planejamento, disciplina e continuidade geram resultado.

Estabeleça seu alvo. Você deve ter metas claras, específicas, com o máximo de detalhes e com datas para serem concluídas. Separe as metas por curto, medio e longo prazo.

Planeje as ações diariamente para estar mais próximo das metas. Para atingir uma meta será de extrema importância um planejamento eficaz.

Faça listas com os exercícios, escalas, arpejos, técnicas e repertório que você tem que estudarDessa forma fica mais fácil manter o foco.

Os Limites existem para serem superados, respeite seus limites mas lute para vencê-los.
A epigenética, ciência que estuda como o ambiente pode interferir em nossas características genéticas, afirma que herdar um aspecto do comportamento dos pais não é o suficiente para que ele se desenvolva. Se os genes nunca são acionados, é como se não existissem. Então pratique e não foque apenas no seu talento.

Conseguir mudar o foco quando nos convém é uma questão de treino e persistência. O importante é saber identificar situações em que essa estratégia pode nos ajudar. para resistir à tentação de parar o que estamos fazendo e checar o que os amigos estão publicando nas redes sociais por exemplo.

As pessoas que gostam do que fazem sentem mais facilidade para manter a atenção. Mantenha a motivação e o propósito lembrando do quanto é satisfatório fazer boa música!

Bons estudos!

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM VIOLÃO E GUITARRA POPULAR

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou e impressionar sua família e amigos.
Dê play no vídeo para descobrir mais!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?