Música popular em sala de aula: uma reflexão pedagógica

popular-erudito: uma reflexão pedagógica

Por Carolina Saccomano

Neste artigo, abordaremos a inserção da música popular em ambientes formais de ensino, refletindo sobre a necessidade de adaptar metodologias pedagógicas ao contexto cultural e social desse repertório.

Destacaremos algumas estratégias para integrar a música popular à sala de aula.

Diversos pesquisadores — como Green, Arroyo, Herbert, Campbell e Sandroni, entre muitos outros — discutem a importância de práticas de aprendizagem informal no ensino da música, destacando sua relevância para proporcionar uma experiência autêntica e significativa. 

Historicamente marginalizada, a música popular sempre foi vista como algo que se aprende de maneira informal. É difusa a ideia que tocar música popular requer um dom natural, dispensando um processo formal de aprendizado. 

A educação musical tem avançado significativamente com os debates sobre a dicotomia entre música popular e música erudita. Após diversas pesquisas e discussões, a inclusão da música popular como conteúdo nas aulas, em variados níveis de ensino, tornou-se cada vez mais natural e amplamente aceita.

No entanto, a prática pedagógica contemporânea tende a associar o ensino da música popular a uma aprendizagem “informal”. Segundo essa visão, a música popular se aprenderia “de ouvido”, fora de programas de ensino estruturados, por tentativas de acertos e erros, de maneira muito diferente da música erudita.

Contudo, hoje reconhecemos a importância de atividades como aprender de ouvido, improvisar, criar e recriar, visando proporcionar uma experiência educacional autêntica e mais alinhada ao cotidiano do aluno, em sala de aula.

Popular-Erudito: diversidades de objetivos

O ensino musical tradicional enfatiza a leitura e interpretação de repertórios muitas vezes alheios à cultura dos alunos. Em seu ensaio Popular Music Education in and for Itself, and for ‘Other’ Music: Current Research in the Classroom, Lucy Green destaca que, no ensino da música popular, o mais importante não é o “produto final” (conteúdo), mas sim o “processo” (GREEN, 2006, p. 114), no qual a autenticidade da aprendizagem se torna central.

Popular-Erudito: é possível unir em sala de aula?

Para isso, é importante criar estratégias que valorizem ambas as tradições musicais, contextualizando-as culturalmente e socialmente.
Algumas sugestões incluem:

1. Repertório Misto: Planejar atividades com peças clássicas e populares, mostrando suas relações, similaridades e diferenças.
2. Aprendizagem por Projetos: Envolver os alunos em projetos musicais que integrem elementos dos dois estilos, como arranjos e composições.
3. Práticas de Aprendizagem Informais: Incorporar métodos de ensino popular, como tocar de ouvido e improvisar, mesmo em peças eruditas.
4. Contextualização Histórica e Cultural: Discutir com os alunos o contexto de produção e recepção de ambos os estilos, ampliando a compreensão sobre como a música reflete a sociedade.

Dessa forma, os estudantes podem desenvolver habilidades em ambos os repertórios e compreender a música como um fenômeno diverso e integrado.

A Inclusão de Novas Estratégias de Ensino

Experiências recentes mostram que a inclusão de práticas informais no ensino formal da música popular aumenta o engajamento e a capacidade crítica dos estudantes. Adaptar as estratégias pedagógicas para incluir práticas como aprender em grupos e tocar de ouvido pode expandir a percepção dos alunos não apenas sobre a música popular, mas também sobre repertórios tradicionais.

Conclusão

A inclusão de práticas de aprendizagem informal é essencial para assegurar uma experiência musical autêntica e significativa, rompendo preconceitos e proporcionando novas formas de ensinar e aprender música.

Referências bibliográficas

ARROYO, Margareth. Música popular em um Conservatório de Música. Revista da
ABEM, n. 6, setembro 2001, p. 59-67.

GREEN, Lucy. Popular music education in and for itself, and for ‘other’ music: current
research in the classroom. International Journal of Music Education, v. 24, n. 2, Aug.
2006, p. 101-118

HEBERT, David G.; CAMPBELL, Patricia Shehan. Rock music in American Schools:
positions and practices since the 1960s. International Journal of Music Education, v. 36,
n. 1, Nov. 2000, p. 14-22.

SANDRONI, Carlos. Uma roda de choro concentrada: reflexões sobre o ensino de
músicas populares nas escolas. In: Anais do IX Encontro Anual da ABEM, p. 19-26. Belém: ABEM, 2000.

PARTICIPE!
Encontro gratuito reservado a Professores de música.

"Desafios e Oportunidades no Ensino de Música nos dias de hoje".

Encontro reservado a professores de música que atuam em escolas ou de forma independente, com o objetivo de discutir as oportunidades e desafios atuais da profissão. Serão abordados temas como a inclusão da música popular no ensino tradicional entre outros.

O evento acontecerá AO VIVO no GOOGLE MEET no dia 7 de dezembro de 2024, às 15h

Se você deseja se atualizar e aprofundar seu conhecimento, inscreva-se agora clicando no botão abaixo.

Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?