Pós-Graduação em

PRÁTICAS CRIATIVAS

Harmonia, Improvisação, Composição

Participe do programa 100% ONLINE de pós-graduação em PRÁTICAS CRIATIVAS, sob a coordenação do professor Turi Collura. Curso RECONHECIDO PELO MEC.

Neste curso de Pós-Graduação Lato Sensu, você é conduzido por um percurso de desenvolvimento que abrange vários aspectos da Música Popular. O programa proporciona um grande conhecimento seja no âmbito da educação musical, seja no âmbito da atuação no mercado musical, em suas várias vertentes, possibilitando um crescimento significativo em sua carreira profissional.

ESTUDE NA MODALIDADE EAD COM FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS E O MELHOR CUSTO BENEFÍCIO!

Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e de grande qualidade.

O programa de Pós-Graduação em Música Popular com ênfase em Práticas Criativas, reconhecido pelo MEC e válido em todo o território nacional, é realizado 100% ONLINE por meio de módulos pré-gravados que oferecem ao aluno a possibilidade de estudar de acordo com a própria disponibilidade de horários

O prazo de conclusão dos estudos é de 18 meses. Contudo, o aluno pode escolher avançar nos estudos conforme as próprias capacidades e concluir em um prazo menor (prazo mínimo SEIS MESES).

Para cada disciplina, é prevista uma prova de aproveitamento de conhecimentos. 

O TCC É FACULTATIVO!
De acordo com a
resolução do Ministério da Educação de 6 de abril de 2018 (CNE/CES 01) não é mais necessária a elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para a conclusão do curso e a obtenção do Diploma, é necessário assistir às aulas e realizar os trabalhos pedidos em cada disciplina, obtendo, no mínimo, 70% de acerto (Nota 7,0) na avaliação dos trabalhos apresentados. Se o aluno o desejar, poderá realizar o TCC.

SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM PRÁTICAS CRIATIVAS

Por meio de um programa curricular articulado em várias disciplinas, o educador musical e o músico profissional são conduzidos com o propósito de assegurar o seu desenvolvimento prático e teórico para atuarem em diferentes situações e ações do saber e do fazer musical.

O curso de Pós-Graduação em Música Popular com ênfase em Práticas Criativas do Terra da Música reconhece a importância de áreas de estudo como, por exemplo, a improvisação, a composição, a harmonizaçãorearmonização entre outros, por meio de um percurso gradativo e fomentador. Trabalha-se a individualidade do aluno, com sua bagagem e experiências pregressas, de modo a amplificar o seu potencial criativo.

O currículo de estudos reconhece os processos de aprendizado tradicionais, ao mesmo tempo em que procura promover a consolidação de novos mecanismos de aprendizagem e o aprofundamento de novas práticas oriundas da chamada música popular. Nesse sentido, esse curso de Pós-Graduação em Música Popular oferece uma formação multifacetada e interdisciplinar que visa a expansão das metodologias tradicionais, trazendo elementos e práticas consolidadas em renomadas instituições internacionais.

O estudante, seja ele oriundo de um curso de licenciatura, seja egresso de um bacharelado em instrumento, participa de uma ação educadora variada que visa dotá-lo do domínio teórico e prático dos elementos necessários à criação de pequenas peças, improvisações, harmonizações e arranjos.

No âmbito da educação musical, o curso oferece ferramentas e práticas para a atuação do professor em sala de aula, com o objetivo de contribuir à criação de percursos de estudo sólidos que envolvam as técnicas e as linguagens próprias da música popular.

No âmbito do músico atuante, o curso oferece o aperfeiçoamento da linguagem popular no que diz respeito às técnicas de composição melódica, de harmonização, rearmonização, arranjo, fornecendo recursos para o desenvolvimento e a realização de trabalhos de produção musical, músicas para multimídia, comerciais para rádio-TV entre muitas outras possibilidades de atuação profissional disponíveis no mercado de trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

Incentivar o desenvolvimento da espontaneidade criativa de cada participante;

Fomentar a criatividade dos alunos para a composição de melodias, peças e arranjos;

Possibilitar os meios teórico-práticos para elaboração de arranjos;

Facilitar o domínio das linguagens da música popular próprias de vários estilos e gêneros;

Oferecer percursos, técnicas e abordagens à improvisação em diferentes níveis e contextos;

Facultar o conhecimento das características harmônicas, rítmicas, estilísticas de vários gêneros próprios da música popular.

A PÓS-GRADUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

A crescente demanda, a nível nacional, por um aprofundamento dos estudos no âmbito da música popular encontra pouca oferta de cursos de pós-­graduação. Pensando nisso, o Terra da Música oferece o Curso de Pós-Graduação em Música Popular com ênfase em práticas criativas.

A educação musical é formadora de um grande número de perfis de trabalho: educadores, músicos de palco, arranjadores, músicos de estúdio, compositores, musicoterapeutas, produtores de TV, cinema, multimídia, críticos e pesquisadores, todos contribuindo para a difusão da música na sociedade. 

A música popular está presente em todas essas vertentes, revestindo um papel de fundamental importância para toda a sociedade. Daí a necessidade de formações específicas que habilitem os profissionais da música e os educadores.

 

CARGA HORÁRIA e INFORMAÇÕES GERAIS

Duração: 370 horas
Modalidade: 100% ONLINE
Estude pelo nosso APP, pelo seu Computador, Tablet ou Smartphone

Este curso de Pós-Graduação é autorizado pelo MEC (Ministério da Educação), veja aqui.

PRÉ REQUISITOS

Formados em cursos de bacharelado ou licenciatura em música, ou graduados em outras áreas desde que possuam conhecimentos musicais e com interesse em educação musical na área da música popular.

PÚBLICO ALVO

A especialização em Música Popular com ênfase em instrumento recebe profissionais com formação em música (licenciatura ou bacharelado); graduados em licenciatura em diversas áreas do conhecimento que tenham interesse na educação musical como, por exemplo, professores de outras artes, pedagogos ou musicoterapeutas. Contudo, graduados em outras áreas de conhecimento podem propor a sua candidatura à coordenação.

O processo seletivo é articulado em duas etapas:
1) Análise curricular;
2) Entrevista com o candidato.
Agende seu horário por e-mail ou cadastre-se.

Você pode tirar suas dúvidas por email ou telefone com a coordenação acadêmica do programa  utilizando o cadastro abaixo.

INVESTIMENTO

18 parcelas de R$349,00 para matrículas em valor promocional até dia 30 de agosto de 2022. Matrículas realizadas depois desta data: 18 parcelas de R$449,00.

AQUI VOCÊ APRENDE MAIS!

 Aulas online disponíveis 24h, 7 dias por semana.

 Estude quando quiser, onde quiser, como quiser, no celular tablete ou notebook.

Apostilas digitais disponibilizadas para cada matéria.

Tutoria online.

Especialistas, mestres e doutores garantem o seu aprendizado!

Sobre o Coordenador do Curso

O Professor Turi Collura tua como educador musical e palestrante em instituições, programas de Pós-graduação e festivais de música no Brasil e no exterior. Graduou-se na Itália em Disciplinas da Música com ênfase em educação musical (Universidade de Bolonha) e na Escola Cívica de Jazz (Milão). É Mestre pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil) e pós-graduado pela mesma instituição. 
Turi é autor dos métodos “Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano”, “Piano Bossa Nova”, “O Piano Brasileiro”, escreveu, também, o método em dois volumes “Improvisação: práticas criativas para a composição melódica”, publicado pela Editora Irmãos Vitale de São Paulo.
Em 2012 lançou o CD autoral “Interferências”, que ganhou, também, uma edição especial no Japão.
O seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa. Fundou e coordenou o Departamento de Música Popular da FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo).
É criador do site de ensino online www.terradamusica.com.br, onde ministra vários cursos (cursos livres, cursos de extensão universitária e cursos de Pós-Graduação). Muitos de seus alunos e ex-alunos hoje trabalham profissionalmente com a música pelo mundo afora!

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O CURSO

A PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA TEM O MESMO PESO QUE UM CURSO PRESENCIAL?

Sim, certamente! Desde 1996 a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) estabelece que não há diferença entre a realização de uma Pós-Graduação nos formatos EaD (online) ou presencial. O Diploma de conclusão apenas atesta que você realizou o curso durante um determinado período na Instituição escolhida.

É POSSÍVEL CONCLUIR O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MENOS DE 12 MESES?

Sim, é possível. Na nossa Pós-Graduação Online você tem liberdade para organizar os seus estudos conforme o seu tempo. Você pode “acelerar” os estudos e concluir em até 6 meses, se desejar.
O necessário para a conclusão do curso é passar nas provas de conclusão de cada disciplina com nota mínima d 7,0 (as provas estão sempre disponíveis).

EXISTE A NECESSIDADE DE PRODUZIR O TCC NO FINAL DO CURSO?

A resolução do MEC CNE/CES 01 de 06 de Abril de 2018 estabelece que o Trabalho de Conclusão de Curso (conhecido como TCC) já não é requisito obrigatório para a finalização do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu e consequente obtenção do certificado de Especialista.

É POSSÍVEL TRANCAR A MATRÍCULA POR ALGUM PERÍODO?

Sim, é possível trancar a matrícula do Curso de Pós-Graduação pelo prazo máximo de um ano para, depois, retomar os estudos de onde os deixou, desde que existam turmas abertas.

O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO ONLINE TEM O MESMO VALOR DE UM OBTIDO PRESENCIALMENTE?

Sim, o Diploma na modalidade EaD tem exatamente o mesmo valor do presencial. Vale ressaltar, também, que nos diplomas não constam informações sobre a modalidade cursada, isto é, no diploma não está especificado se você cursou presencialmente ou à distância. Existe, portanto uma total equivalência.

HÁ UM PRAZO MÁXIMO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO?

O prazo máximo é estabelecido por Lei e é de cinco (5 anos). No caso em que o aluno queira completar a Pós-Graduação após esse prazo, ele terá que ingressar novamente no curso.

HÁ DIFERENÇA ENTRE FAZER OU NÃO FAZER O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)?

Não existe alguma diferença entre fazer ou não fazer o TCC, na certificação. Ainda assim, alguns alunos optam por produzir o trabalho final para fins acadêmicos (em alguns editais, a produção científica pode contar como pontos adicionais nas Provas de Títulos de certames). Estamos à disposição para orientar você no caso em que escolha fazer o TCC (com custo adicional para a remuneração do orientador).

COMO FUNCIONA A ORIENTAÇÃO NO CURSO ONLINE?

No ensino na modalidade EAD, o auxílio e a orientação durante os estudos acontecem de forma remota. O contato com o professor e com o tutor ocorre por meio dos canais virtuais, como chats, grupos, e-mails e, até mesmo, encontros ao vivo via Zoom ou Google Meet.

FAÇA A SUA PRÉ-MATRÍCULA

Este formulário é uma pré-matricula para agendamento de entrevista, análise de curriculum e aprovação.
Nota: O preenchimento deste formulário não garante a sua inscrição, a qual somente será efetivada após entrevista e aprovação pelo coordenador do curso.

Ficou com alguma dúvida?

Estamos disponíveis também pelo email: [email protected] ou pelo telefone (11) 93349-9993 (whatsapp e telefone)
Olá em que podemos ajudar?