A rearmonização de uma melodia

Rearmonização

Por Turi Collura

A rearmonização é uma das atividades mais desejadas por nós músicos! Queremos desvendar os “segredos” da harmonia para compor, improvisar… mas a rearmonização é algo que nos atrai de forma especial!! Neste artigo fazemos alguns exemplos interessantes de rearmonização no âmbito tonal.

O que é, afinal, rearmonizar? Poderíamos dizer, de modo geral, que se trata de “vestir” uma melodia com outra roupagem, de dar outro sentido ao tecido harmônico ou à melodia. Isso pode significar tanto substituir um acorde aqui, outro ali, bem como mudar radicalmente a harmonia original.

Como rearmonizar
Existem várias maneiras de fazer isso, que podemos dividir em dois grandes grupos:
1. rearmonizações tonais;
2. rearmonizações não-tonais.

Vamos fazer aqui alguns exemplos de rearmonização tonal enriquecendo a harmonia original de uma música famosa. Para isso, vou usar apenas dois tipos de acordes: diminutos e SubV7. Para nossa atividade, escolhi o começo da música Misty, do pianista Erroll Garner. Vamos trabalhar apenas com os primeiros quatro compassos da música, que já nos oferecem opções muito interessantes.

A partir da harmonia original, vamos, gradativamente, colocando os acordes que nos permitem enriquecê-la. Vamos assistir ao vídeo que preparei para isso:

 
Misty (Erroll Garner)

Analisando passo a passo:
1. Início do tema com os acordes originais:


 

2. Inserimos um acorde SubV7 interpolado: A7(#11). Observamos que as notas iniciais do tema podem ser harmonizadas através do acorde V7/I: Bb7

 

3. Inserimos agora um acorde diminuto auxiliar: Ebº

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais

4. Acrescentamos agora outro acorde SubV7 interpolado: E7(b13). Observe também as cores do primeiro acorde Bb7: coloquei diferentes tensões, o que enriqueceu o tecido harmônico. A partir desse exemplo, temos já uma harmonia muito rica.

 

5. Acrescentamos agora um acorde diminuto dominante antes do Bbm7 do terceiro compasso: Aº. Mantemos todos os acordes anteriores. Aos poucos, a harmonia veio adquirindo uma sonoridade jazzística.


 

 Espero que tenha gostado de como a harmonia evoluiu nesses exemplos.
Até a próxima!

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?