
Recursos Sonoros e Musicais para Práticas com Idosos Ativos
Oficina “Recursos Sonoros e Musicais para Práticas com Idosos Ativos” com a educadora musical e musicoterapeuta, Rosangela Lambert.
Acontece no dia 05 de outubro de 2019, das 9h às 16h 30m, no Conservatório Alberto Nepomuceno em Fortaleza.
Envelhecer é um processo multifatorial e subjetivo, portanto, cada indivíduo tem sua maneira própria de envelhecer. Gradativamente, mudanças físicas, psicológicas e sociais acometem a pessoa idosa.
Muitos são os recursos que podem promover a saúde do idoso, sendo, um deles, a música. Segundo Keneth Bruscia, Professor Emérito do Departamento de Música e Musicoterapia da Universidade da Philadelphia, a música não é só uma forma de arte tipicamente “auditiva” (passiva), mas é capaz de mobilizar os sentidos do homem e produzir estímulos cognitivos, motores, comportamentais, emocionais e sociais.
Por meio de diferentes experiências musicais (cantar, tocar, escutar, dançar, criar e jogar musicalmente), surgem espaços para recordações, transformações, ressignificações e para novas descobertas. A música, arte mágica dos sons, capaz de promover encontros humanos, “dá mais vida à vida” dos idosos.
A oficina “Recursos Sonoros e Musicais para Práticas com Idosos Ativos” com a educadora musical e musicoterapeuta Rosangela Lambert acontecerá no dia 05.10, das 9h às 16h 30m, no Conservatório Alberto Nepomuceno em Fortaleza.
Informações pelo whatsapp (11)98529-3718
Rosangela Lambert é licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música, Especialista em Educação Musical, em Musicoterapia e em Saúde do Idoso e Gerontologia. Pós-graduanda em Neuropsicologia Interdisciplinar.
Formada em Piano (Conservatório).
Dirigente de Dança Sênior.
Atua como educadora musical no Colégio Salesiano Santa Teresinha e como musicoterapeuta no Centro Unisal – Idade Ativa (Universidade Livre para Idosos).
Ministra cursos de formação para profissionais que atuam com crianças e idosos.