Topo

O Som que ouvimos e a Série Harmônica

Série harmônica

O Som que ouvimos e a Série Harmônica

Por Turi Collura

Série harmônica: o que é, para que serve? Tem relação com a harmonia? Com os acordes que utilizamos e suas tensões? Com o timbre de um instrumento? 

O que diferencia uma nota Lá de um piano da mesma nota tocada por outro instrumento?

 

Distinguimos o som de um piano do de um violão por causa do TIMBRE, que é constituído pela soma dos harmônicos parciais que se combinam com o som fundamental enriquecendo-o. Veja esse vídeo (em inglês).

 

 

No Curso de Harmonia Aplicada à Música Popular, estudamos as implicações da série harmônica na música (intervalos, relação entre os acordes, tensões dos acordes, etc). Dê uma conferida nos conteúdos do curso, aproveite as primeiras duas aulas gratuitas.

Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.