Os estudos do Piano Erudito e do Piano Popular apresentam diferenças relevantes. Isso devido não somente ao tipo de repertório, mas também aos diferentes percursos de estudos.
Uma das coisas que, definitivamente, pede a nossa atenção é a questão da chamada Técnica para o piano popular. Pois a técnica parece ser algo ligado apenas aos estudos tradicionais (chamados “eruditos”). Ao invés disso, no âmbito da música popular, temos que aprofundar muito essas questões.”
É um lugar comum que o pianista popular não deva estudar técnica pianística. Pondo a coisa sob outro ângulo: o pianista popular não se interessa pela técnica ou acha que é algo que fica longe de sua realidade. Isso é verdade?
Se por técnica pianística entendemos os estudos que permitem o desenvolvimento do manuseio do instrumento e do repertório (velocidade, agilidade, independência de dedos, postura etc), entendemos que o a técnica para piano popular é importantíssima e envolve estudos em parte diferentes do piano erudito.
“Se a técnica pianística “é para todos”, é evidente que para cada objetivo corresponde um percurso de estudos diferente. Por exemplo, na música “erudita” estudamos as escalas maiores e suas relativas (natural, harmônica e melódica). Fazendo um paralelo direto, ,o estudo da técnica para o piano popular precisaríamos, por exemplo, estudar escalas pentatônicas, exatonais, simétricas, superlócrias etc. Ainda, podemos observar que a realização ao piano de certo repertório popular requer habilidades para realizar acompanhamentos em vários estilos e ritmos.
Veja a seguir dois cursos de Técnica para o piano popular:
Este curso é para os que desejam melhorar a sua técnica pianística, evoluir ou, simplesmente estudar a técnica, desenvolver a sua agilidade, independência e velocidade.
Por meio de exercícios práticos, você aprende a realizar as técnicas e os movimentos. Todos os exercícios são explicados em vídeos com visão frontal e lateral das mãos.
O Hanon é um livro bastante famoso de técnica pianística tradicional. Neste curso, propomos estudos para aplicarmos os exercícios originais de uma maneira inovadora, muito proveitosa no âmbito da música popular em suas diversas vertentes (do blues ao jazz, da bossa nova ao baião etc).