Tornar os estudos de música mais eficientes

Como podemos tornar os nossos estudos de música mais efetivos? Vamos falar aqui de algumas ideias, algumas dicas norteadoras que podemos seguir durante os nossos estudos para o nosso desenvolvimento.

Essas são, para mim, coisas realmente importantes que eu vim aprendendo ao longo do tempo, aplicando esses procedimentos em mim mesmo e também compartilhando essas etapas com os meus alunos.

ESCUTAR música

Escutar o repertório, o tipo de música que desejamos tocar, é uma coisa muito importante. Não estou falando apenas de ouvir música, mas sim de escutar música, isto é, prestarmos atenção ao que estamos ouvindo. Escutar é muito importante para nos familiarizarmos com uma determinada linguagem, para, aos poucos, absorvermos as suas nuances. Hoje em dia, o acesso a todo o acervo musical produzido é muito fácil. Além das plataformas digitais, como Spotify e Apple music, Deezer, entre muitas outras, no YouTube encontramos uma fonte inesgotável de informação. Em todas essas fontes, nós podemos encontrar gravações de concertos ao vivo ou de e performances dos personagens principais do nosso género musical. Nesse mar infinito que a Internet, é fácil encontrar referências não sempre muito válidas, O que eu faço é buscar sempre as referências primárias. Ou seja, se o interesse é estudar bossa nova, ou o mais especificamente uma determinada música, eu busco, antes de mais nada, a performance do próprio compositor. Em seguida seleciono discos e intérpretes importantes, para eu ter as referências corretas daquele determinado género musical ou de uma música no específico. Você poderá observar que, ao ouvir 2 versões diferentes da mesma música, pode encontrar algumas diferenças no arranjo. Às vezes encontra algum acordo de diferentes, soluções rítmicas diferentes. E quanto mais nós ouvimos, mais nos tornamos familiarizados com aquela música ou com aquele estilo musical.

PACIÊNCIA nos estudos de música
O segundo pilar de nosso desenvolvimento e a paciência: o progresso musical não chega todos de uma vez. Nós precisamos repetir bastante uma música ou um estudo para que ele se torne “medular”, ou seja internalizado, tanto na nossa mente assim como na nossa memória muscular. Esse processo pode ser demorado, especialmente em alguns momentos dos estudos, isso é absolutamente normal. É por isso que precisamos ter paciência.

CONSTÂNCIA nos estudos de música
O pilar da paciência anda junto com outro pilar, o da constância NOS estudos manter a continuidade NOS estudos. Estudar e tocar com regularidade é o segredo para alcançar resultados. Mantenha o que, em outros vídeos no Terra da música, eu chamei de conexão mental. Pense no que você está estudando, naquele determinado ritmo ou exercício. Não precisa nem ficar diante do seu instrumento, você pode simplesmente, enquanto está tomando banho, e enquanto está fazendo outra coisa, pensar no seus estudos. Mantenha a conexão mental.

AVALIAÇÃO dos estudos de música
Por último, vamos falar da avaliação. Todo mundo tem medo de uma avaliação. E se fosse você mesmo a se auto-avaliar? Você acha que seria possível? Sim, é possível! Grave os seus estudos, não importa se fizer isso usando um celular simples ou uma máquina super profissional. Grave o que está estudando e depois observe-se estando “do lado de fora”. Ao se observar depois, é possível que a sua avaliação seja diferente daquela que você fez no momento em que você estava realizando um estudo ou tocando uma música. Além disso, gravar e se observar “do lado de fora” lhe permite verificar o seu crescimento nos estudos ao longo de um período. Faça isso o quanto puder, verá o quanto isso é bom!

FINALIZANDO
Essas são apenas algumas sugestões, eu pude constatar a sua validade, espero que ajudem você durante os seus estudos de música!

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?