ISN’T SHE LOVELY AO PIANO: RÍTMICA E ACOMPANHAMENTO
Esse espaço me permite resgatar um vídeo que publiquei um tempo atrás no youtube, e que chamou a atenção de muitos músicos e estudantes no meu canal de YouTube.
Nesse novo formato, tenho a oportunidade de expandir aquele conteúdo, comentando e colocando algumas transcrições das levadas utilizadas.
Gosto de pensar no piano como instrumento rítmico (afinal ele pertence à família de instrumentos de percussão!!).
Elemento pouco estudado, a rítmica torna o pianista muito mais “rico” e preparado, pois os desenhos rítmicos dão vida e sustentam as músicas que tocamos.
Dito isso, vamos para a música Isn’t She Lovely, uma linda música de Stevie Wonder de 1976, contida no álbum Songs in the Key of Life, escrita na época do nascimento de sua filha Aisha (a música termina dizendo “isn’t she lovely, made from love”).
Para o acompanhamento, utilizo, basicamente duas figuras rítmicas. A música é escrita em 4/4, mas eu penso nela como se fosse um 12/8. Assim, em cada pulsação coloco um grupo de tercinas.
Na primeira levada utilizo as tercinas na mão esquerda, enquanto a mão direita toca apenas o começo de cada pulsação:
Primeira levada
Escrita em 4/4, a figura fica assim:
É com essa figura em mente que realizo os desenhos da mão esquerda na primeira parte do vídeo. Eis a transcrição do que estou tocando:
Observe a mão direita que se mantém firme nas pulsações principais, enquanto a esquerda “pensa tercinado”.
A segunda figura rítmica que uso no vídeo está, também, baseada numa intenção de 12/8, em que alterno as duas mãos:
Segunda levada
A realização da levada é obtida omitindo algumas notas, veja:
No vídeo apresento, também, uma polirritmia interessante, chamada 3:2 (se diz três contra dois), veja as figuras abaixo:
1) três notas na mão esquerda e duas notas na mão direita:
2) duas notas na mão esquerda e três notas na mão direita: