A HARMONIA DA BOSSA NOVA – PARTE 2
A bossa nova é conhecida por suas harmonias rebuscadas, por seu refinamento melódico e pelo seu “balanço”. Aprender a tocar nesse estilo musical requer um estudo específico de suas características estético-musicais. Nessa segunda parte do post, ao tratar da harmonia da bossa nova, sugiro algum exercício e algumas ideias para o seu estudo. Aproveite, no final desse artigo, a música “Areia e mar”, com sua partitura, seu vídeo e base áudio.
Na primeira parte desse artigo, dedicado ao estudo das características harmônicas da bossa nova, observamos que sua harmonia resulta obtida através do emprego de notas que enriquecem os acordes, como nonas, sextas, décimas-terceiras, etc. Dissemos também que um olhar mais atento revela muitas coisas interessantes desse gênero musical.
Ainda, no post anterior, dividimos o estudo da harmonia da bossa nova em três camadas, que resumirei a seguir:
Nessa segunda parte dos estudos, falaremos de mais alguns desses elementos.
Tipologias de acordes: acordes menores e voicings
Para o estudo dos acordes menores, selecionamos quatro acordes iniciais:
Outra característica interessante da bossa nova é o uso de notas diferentes da fundamental do acorde para criar movimentos diatônico-cromáticos na linha do baixo. A seguir encontramos dois exemplos da literatura consagrada:
Águas de março (Tom Jobim)
Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
Leia a TERCEIRA PARTE desse estudo CLICANDO AQUI.