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A harmonia da bossa nova – Parte 3

A harmonia da bossa nova – Parte 3

Por Turi Collura

A bossa nova é conhecida por suas harmonias rebuscadas, por seu refinamento melódico e pelo seu “balanço”. Aprender a tocar nesse estilo musical requer um estudo específico de suas características estético-musicais. Nessa terceira parte do post, ao tratar da harmonia da bossa nova, apresento alguns clichês recorrentes e faremos alguns exemplos sobre o uso dos acordes diminutos. Aproveite, no final desse artigo, a música “Copacabana 62”, com sua partitura, seu vídeo e base áudio.

Nos artigos anteriores iniciamos o estudo das características harmônicas da bossa nova. Temos observado que sua harmonia resulta obtida através do emprego de notas que enriquecem os acordes, como nonas, sextas, décimas-terceiras, etc. Dissemos também que um olhar mais atento revela muitas coisas interessantes desse gênero musical.

 

Ainda, na parte 1 e na parte 2 deste artigo, dividimos o estudo da harmonia da bossa nova em três camadas, que resumirei a seguir:

– Estudo por tipologias de acordes: cada tipo de acorde possui sonoridades e tratamentos característicos;

 

– Estudo de clichê rítmico-harmônicos próprios do estilo;

 

– Voicings que representam a sonoridade da bossa nova ao piano.

Piano Bossa Nova método completo em DVD

Neste novo post iremos abordar outras características interessantes, como:

 

– Clichês rítmico-harmônicos recorrentes

 

– O uso do acorde diminuto

1. Clichês rítmico-harmônicos recorrentes

Os clichês que apresento a seguir são caracterizados por encadeamentos de acordes por quintas descendentes:

Exemplo 1

bossa nova harmonia

Observe o desenho realizado pela nota mais aguda de cada acorde. Note que se estabelece uma descida cromática, composta pelas notas 13 e b13 de G7, e, sucessivamente, pelas notas 9 e b9 de C7.

 

O exemplo seguinte mostra uma pequena variação, que introduz um acorde de dominante sus4,9:

 

Exemplo 2

método de bossa nova para piano

Observe a realização dos exemplos 1 e 2:

Encontramos o clichê do exemplo 2 na música “Wave” (Tom Jobim):

Esse tipo de clichê rítmico-harmônico pode se repetir, envolvendo uma sequência mais extensa de acordes. Veja os próximos dois exemplos:

Exemplo 3

clichê rítmico-harmônico da bossa nova

O exemplo 4 introduz os acordes de dominante sus4,9:

Exemplo 4

Piano bossa nova clichê harmonico

Observe a realização dos exemplos 3 e 4:

2. O uso do acorde diminuto

Prosseguindo com o estudo das características harmônicas da bossa nova, podemos destacar o uso frequente de acordes diminutos. Vejamos os exemplos a seguir:

 

“Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes):

Tom Jobim Eu sei que vou te amar harmonia

 

“Wave” (Tom Jobim):

Há mais um acorde característico, que veremos aqui: o diminuto b13, esse bem característico da bossa nova. Vejamos os próximos exemplos:

 

“Corcovado” (Tom Jobim):

 

 

“Minha namorada” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes):

Concluindo

Ao estudarmos a harmonia da bossa nova adentramos em um mundo rico que nos reserva muitas surpresas agradáveis.

Até a próxima!

Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

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