‘Acordes visuais’: a influência da música na obra de Kandínski

Kandinsky

Por Elvio Filho

É possível cores e formas de uma pintura sugerirem sons musicais? Para o pintor russo Vassíli Kandínski, sim. Boa parte de sua obra foi inspirada pela música, e ele próprio acreditava que as cores combinadas formavam “acordes visuais”.

“Nossa capacidade de escutar as cores é tão precisa… As cores são um meio de exercer uma influência direta na alma. As cores são o teclado. O olho é o martelo. A alma é o piano com suas muitas cordas. O artista é a mão que deliberadamente faz a alma vibrar por meio dessa ou daquela tecla. Assim, é claro que a harmonia das cores somente pode ser baseada no princípio de tocar a alma humana.”

A reflexão acima, concebida pelo pintor russo Vassíli Kandínski (1866-1944), parece ser uma síntese das premissas que norteariam toda a sua produção artística, ao longo de seus 50 anos de carreira como artista. Considerado o pai do puro abstracionismo moderno nas artes, Kandínski produziu uma obra que, por meio de cores e formas, buscava provocar sensações no espectador ou, como se verá, mais propriamente uma mescla de sensações distintas.

Sinestesia
Embora a pintura artística trabalhe majoritariamente com formas e cores, Kandínski acreditava piamente que ela tinha o poder de suscitar sensações outras que não apenas o reconhecimento visual do que está presente no quadro. Para ele, cores e formas poderiam, entre outros, evocar elementos musicais e suscitar sonoridades. Sobre essa capacidade sinestésica da pintura ele afirmaria: “Pintar é detonar um choque de mundos diferentes”.

kandiski

O pintor russo Vassíli Kandínski

No caso específico de Kandínski, elemento marcante e quase sempre presente em sua obra é a música. Tanto é assim que o próprio pintor daria a alguns de seus trabalhos nomes que remetem ao universo musical: é o caso das Composições e Improvisações, por exemplo. Mas não apenas os títulos sugerem essa relação, ele de fato afirmava e acreditava que a combinação entre as diferentes tonalidades de cores formavam “acordes visuais”.

No entanto, não foi Kandínski o primeiro a ver a arte como uma sintetizadora de sensações de caráter diverso, o que não tira, obviamente, o mérito e a importância de sua obra.

A sinestesia no mundo das artes
Como lembra o compositor Gerard McBurney, em seu artigo Wassily Kandinsky: the painter of sound and vision (The Guardian, 2006), explorar a barreira entre o visual e o sonoro não é novidade. O que acontece é que a partir do final do século XIX e início do XX, isso se torna uma espécie de obsessão para artistas – sobretudo, vanguardistas, interessados em romper com a simples representação do real.
Exemplos disso não faltam: Rachmaninoff com seus Études-Tableaux (Estudos-Pinturas, oula um deles abaixo.); Debussy com sua música “impressionista”, equivalente sonoro das pinceladas de Monet e outros representantes dessa escola; e Mussorgski com seu Quadros de uma Exposição, representação musical criada pelo compositor inspirada em uma exposição por ele visitada. Isso para citar apenas alguns exemplos.

Voltando a Kandínski, vale ressaltar que este nutria uma íntima amizade com o compositor Arnold Schoenberg, criador do sistema dodecafônico. Os dois compartilhariam dos mesmos ideais em relação à arte – romper as barreiras – e influenciariam um ao outro.

Mas tendo em mente todos esses exemplos, tanto de músicos que “compunham pinturas” e de pintores que “pintavam música”, alguns podem se perguntar: afinal, são sons ou cores e formas?

A resposta: são sensações!
A “magia” da arte abstrata está justamente no mundo de possibilidades interpretativas que ela abre aos espectadores. Para cada um destes ela possui um sentido único, que é determinado por toda a bagagem subjetiva que acompanha o indivíduo. Como afirmou Sérgio Maduro em seu artigo Kandínski, um russo da gema em São Paulo (Gazeta Russa, 15 de agosto de 2015):

“Assim, no lugar de uma casa, o quadro apresenta formas volúveis, abstratas e com tons inusitados, que convidam o espectador a utilizar sua potência associativa para montar a própria interpretação.”

Dois módulos progressivos. Músicas, walking bass, escalas e frases, voicings, coordenação motora. Clique para saber mais

Algumas das obras de Kandínski

Composição VII (1913)


 

Composição VIII (1923)


 

Improvisação 33 (1913)


 

Improvisação (1914)

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?