Aprender a ler uma partitura: os 5 níveis de leitura!

Neste artigo, vamos falar sobre o como aprender a ler uma partitura. Vamos ver 5 níveis, como iniciar nos estudos e como se aprofundar.

Falar sobre a prática da leitura partitura nem sempre é tão confortável para os quem fazem música! Alguns, embora tenham um nível técnico excepcional no instrumento, sofrem ao se deparar com as famosas “bolinhas”. Quando o assunto é “música popular”, os músicos tendem a não querer desenvolver uma boa leitura, chegando a alegar que se trata de um estudo pouco útil. Desnecessário dizer que isto não é correto, afinal, em se tratando de música, todo conhecimento é bem-vindo, não é?

Mas porque aprender a ler uma partitura?
O estudo de partitura é fundamental para qualquer músico, já que lhe proporciona liberdade para aprender muita música que está escrita na pauta. A escrita é a nossa memória e também o guia para os músicos tocarem juntos. A pauta musical fornece uma visão “congelada” da música. Sendo a música uma arte temporal, ela é essencialmente evanescente, o que nos impede de contemplá-la, no todo, de modo simultâneo. A partitura vem para resolver isto!

Contemplando uma música de modo simultâneo, temos mais facilidade de estudá-la. Vendo todas as informações ali notadas, não precisamos ouvir a música para tocá-la, mas podemos tocá-la sem nunca tê-la ouvido. Os benefícios são análogos aos da escrita convencional da língua falada: não é obrigatório saber ler para viver. Mas quantas informações ganhamos ao termos acesso a esse conhecimento?! E como a vida se torna mais fácil quando sabemos ler e escrever!

Aprenda a Ler e Escrever Partitura agora!
O seu crescimento está ao alcance de um clique!

Neste curso você aprende a ler e a escrever música na partitura. No final do curso você saberá como escrever as suas ideias em música.

Clique e veja o curso

Veja a seguir os vários níveis no aprendizado de partitura e onde você se identifica:

Nível 1:
Este é o nível do principiante. Estando aqui, o estudante está aprendendo cada um dos símbolos musicais e o que eles significam. O estudante não sabe ainda o que é uma semínima, por exemplo. Ele não sabe ainda identificar em que lugar se situa cada nota no pentagrama, etc. Em suma, a partitura ainda é um mundo todo para descobrir. Esse é o momento em que os elementos da grafia musical são explicados. O aluno aprende os primeiros princípios da partitura, entende como é notada a altura das notas e sua duração.

Nível 2:
Neste nível, o estudante já consegue já identificar algumas notas no pentagrama, identificar o nome das figuras musicais e das pausas. Em outras palavras, ele(a) sabe o que cada símbolo significa, mas ainda não é capaz de executar uma ideia musical completa. Comparando com a linguagem verbal, é como saber identificar as letras, mas não ser capaz, ainda, de ler uma palavra inteira.

Nível 3:
Estando neste estágio, você já consegue executar certas ideias musicais inteiras. Com um pouco de esforço, você consegue tocar uma melodia, por exemplo. No entanto, ainda falta fluidez, e sua leitura é muito rudimentar. O seu nível equivale ao de quem começa a montar as sílabas das palavras, na língua, ao invés de ler a palavra inteira (ou seja, a leitura acontece, mas de modo lento).

Nível 4:
Neste nível, você já consegue ler ritmos com certa fluidez e também sabe bem a que lugar na pauta corresponde cada nota. No entanto, você ainda tem certa dificuldade para combinar a leitura rítmica com a melódica. Em outras palavras, tomando-se isoladamente cada aspecto, sua leitura está excelente, porém no conjunto da coisa, ainda não tem fluidez.

Nível 5:
Quando você chega neste nível já tem fluidez na leitura rítmica, na leitura melódica e, claro, na leitura combinada! Estando neste estágio, você consegue ler e executar uma melodia com facilidade, sem ter que ficar “caçando notas”. Esse é o nível em que todo músico deve chegar!

CONCLUINDO
Neste artigo, você viu os 5 níveis pelos quais passamos durante o processo que nos leva a aprender a ler uma partitura, e também o que caracteriza cada um. Tendo então identificado qual é o seu nível, você será capaz, com maior segurança, de direcionar melhor os seus estudos!

O Terra da Música oferece o curso “Leitura e Escrita Musical”, que ler e escrever suas ideias em música. Fazendo este curso, você terá uma melhora enorme nas suas qualidades musicais, já que tudo no seu estudo será facilitado pelo domínio da leitura e da escrita. Em outras palavras, você será um(a) outro(a) musicista!

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?