Está tocando bem? Cuidado com o seu ego!

Por Turi Collura

No campo da música, conseguir progressos, adquirir novas habilidades é trabalhoso.
O percurso é árduo, as conquistas vêm aos poucos, com o suor do esforço e da dedicação. O crescimento é lindo!

O problema aparece quando o orgulho da conquista se torna arrogância, soberba, quando o músico começa a se achar melhor que os outros.
Não falo da inveja que você pode causar ao seu redor, sobre a qual, certa vez, Tom Jobim observou: \”o sucesso é ofensa pessoal\”, pois o seu sucesso incomoda o outro.

Falamos de algo mais grave: do orgulho que leva o músico a subir num pedestal e a olhar para o próximo com arrogância.
Não há pecado em reconhecer o que você vale, o que você alcançou. Aliás, precisamos assumir, com felicidade, os nossos êxitos. O perigo pode ser a postura que passamos a ter diante das outras pessoas, seja numa banda, seja com os colegas da escola de música, seja no estúdio de gravação ou, até, com o nosso público.

Sobre a arrogância
No dicionário Michaelis lemos o que é arrogância:

1. Orgulho que se manifesta por atitude de prepotência ou desprezo com relação aos outros; altivez, cachaço, jactância, presunção, soberba: “[…] melhor seria que não ostentasses esta tua arrogância de rico!”.

2. Falta de respeito; liberdade desrespeitosa; atrevimento, insolência, ousadia.

No filme Wiplash, um professor frustrado se torna arrogante.

O caso
Recentemente, numa casa de música ao vivo, assisti a uma cena interessante: na mesa ao meu lado, no intervalo entre uma música e outra, uma mulher pega em mãos o próprio celular para ver algum conteúdo, quando o jovem saxofonista da banda logo adverte: “no photos, no photos”. Foi então que a jovem, com tranquilidade, pergunta-lhe o porquê porque dele achar que ia tirar uma foto dele, “você não é nenhuma superstar”. Momento de constrangimento geral.

Eis o perigo: você dá poderes ao seu ego e ele o consome. Passa a olhar para si próprio como se fosse um super-herói. Esquece que ninguém cresce sozinho, que todos precisamos uns dos outros.

Recentemente, li uma frase do escritor Rodrigo Domit que diz:

“O ego vai te levar longe, e vai te deixar lá, sozinho”.

 

A relação com o outro

Para quem deseja crescer, talvez seja interessante pensar que a simplicidade é a chave do seu sucesso. Estabeleçamos parcerias sinceras com pessoas que tenham os mesmos objetivos e atitudes. Nunca pensemos que \”já chegamos\”. O mundo está em constante evolução. O que fizemos ou conquistamos ontem pode ser feito, ainda melhor, hoje.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?