Blue in Green: do moderno à elaboração contemporânea

Blue in green

Concebida no final de 1950, a música “Blue in Green” foi fruto das buscas harmônicas do pianista Bill Evans, que transitava entre harmonias jazzísticas, harmonias da tradição européia (ele se interessava bastante por Debussy, Bela Bartók entre outros) e um profundo estudo pessoal sobre possíveis caminhos harmônicos. Além da questão harmônica, Blue in Green tinha outra característica: a de ser uma espécie de “mantra”, algo que se repete circularmente do começo ao fim. A proposta estética da música quer ser inovadora, no âmbito jazzístico (veja um artigo publicado no Terra da Música sobre o disco “Kind of Blue” clicando aqui).

A seguir proponho a audição de 4 versões: a “original”, do disco de Miles Davis; a segunda, gravada pelo autor Bill Evans. Essas duas versões foram as versões “iniciais”, “oficiais”.

A partir das primeiras duas versões, proponho a audição de outras duas, mais recentes. A primeira é da cantora Gabriela Koch (ao piano Christoph Drescher), que explora atmosferas impressionistas e etéreas (algo presente nas versões originais). A última versão é da cantora Gretchen Parlato (do disco “The Lost and Found”, de 2011), versão essa que nos oferece muitas coisas para serem observadas. A primeira é a elaboração harmônica, que substitui os acordes originais por outros que remetem à circularidade harmônica coltraneana.

Blue in Green no disco Kind of Blue (Miles Davis)

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

Blue in Green no disco Portrait in jazz (Bill Evans)

BLUE IN GREEN NA VERSÃO DE GABRIELA KOCH

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais

BLUE IN GREEN NO DISCO LOST AND FOUND (GRETCHEN PARLATO)

Sobre a versão de Gretchen Parlato: além da harmonia totalmente diferente e que exalta a circularidade da sucessão harmônica, observamos, ainda, a rítmica da música, que alterna momentos diferentes muito interessantes, binários e ternários.

Eis que a mágica acontece! A harmonia se transforma em uma nova alquimia, alça novos voos. Qual é o limite disso? Somente a nossa fantasia! Viva a harmonia! Viva a música!

Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?