Cada nota da escala com sua personalidade

Personalidade-das-notas

CADA NOTA DA ESCALA COM SUA PERSONALIDADE

Por Turi Collura

Um estudo sobre “a função” de cada nota da escala maior e seu “significado”. O artigo de hoje è movido por algumas perguntas iniciais:
– Será que as notas de uma escala são todas iguais?
– Podemos, de alguma forma, encontrar “o significado” de cada nota da escala, sua “função” dentro de um acorde?

Com isso, estou propondo uma breve reflexão para que possamos aprender a “sentir” e interpretar cada nota da escala, cada grau, em relação ao seu acorde.
Falei em escala e falei em acorde, o primeiro sendo o elemento horizontal da música – a melodia – enquanto o acorde representa o elemento vertical – a harmonia. Certamente, os dois elementos, harmonia e melodia, andam juntos, como dois lados de uma mesma moeda. Já observaram que há muitos livros sobre harmonia, mas poucos sobre a construção da melodia? Ainda, quando se trata de improvisação, há livros que propõem um monte de exercícios de técnica ou de escalas sem explicar “o que fazer com elas”. Daí o estudo das escalas jônica, dórica, frigia, lídia, etc.

Mais raros são os trabalhos que perguntam:
– Como se constrói uma melodia?
– Como tratar as notas de uma escala?
– Será que elas são todas iguais?
– Vale fazer a análise de melodias observando a “função” das notas?

Se, de fato, ao estudarmos a harmonia, aprendemos que há um centro tonal, que há as funções harmônicas (tônica, subdominante, dominante) e suas respectivas famílias de acordes, será que com a melodia não acontece algo parecido? Se no estudo da harmonia ficamos atentos, por exemplo, à resolução de trítono, será que a melodia também não obedece, de alguma forma, ao conceito de “tensão e resolução”?

Se entendemos a improvisação como uma composição melódica, entendemos que sua existência se dá na relação com a harmonia (e com o ritmo).

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo.

Acabamos de ver que: Podemos dividir as notas da escala em duas categorias: as notas que pertencem ao acorde (a tríade de dó) e “as outras”, que são notas da escala, mas que não pertencem ao acorde. As notas da primeira categoria constituem as que chamo de notas “Alvo”, ou notas de “Repouso”, pontos de chegada (e porque não, de partida também) de movimentos melódicos. As outras notas da escala representam notas ativas, que contém certa “carga”, certa “tensão” melódica. Por essa razão, vou chamar essas notas de notas “Ativas”. A construção de frases se dá, em geral, misturando essas duas categorias de notas, e misturando movimentos em arpejos e movimentos por intervalos de segunda.

notas ativas e notas alvo

Analisando cada nota da escala, observamos que:
– Os graus 1, 3 e 5 são estáveis, e não tendem a se movimentar em direção a outras notas.
– O 2º grau tende a se movimentar um tom abaixo em direção do grau 1 (ré-dó).
– O 4º grau possui uma forte tendência a se movimentar um semitom abaixo em direção do 3º grau (fá-mi).
– O 6º grau tende a se movimentar um tom abaixo em direção do 5º grau (lá-sol).
– O 7º grau tende a se movimentar um semitom acima em direção à oitava (si-dó).

tensão e resolução
Podemos ainda observar que os graus 4 e 7 da escala distam um semitom de sua “resolução” (nada mais são que as notas que compõem o trítono do acorde de dominante). O 2º grau pode, eventualmente, se movimentar para o 3º, assim como o 6º pode se movimentar para o 7º. De forma mais completa, podemos resumir o movimento das notas como mostra a próxima figura:
tensão e resolução
Podemos imaginar as notas da escala e suas tendências de movimento como sendo as letras do alfabeto que, quando combinadas entre si, produzem as sílabas. Essas, por sua vez, se combinam em palavras, que combinadas com outras palavras, produzem as frases.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?