Por Turi Collura
O que têm, em comum, Caetano e John Coltrane? É o que vamos descobrir nesse post, que dá continuidade aos estudos sobre a multitonalidade no contexto das canções da música popular.
Se você ainda não leu os artigos sobre a Multitonalidade, clique para ler a Primeira parte e a Segunda parte do estudo antes de proceder.
Para ler a primeira parte desse artigo sobre a multitonalidade nas canções clique aqui
Vamos falar de Caetano Veloso e de John Coltrane… Observamos, anteriormente, que o ciclo de terças menores pode ser percorrido tanto de forma horária (terças ascendentes) como de forma anti-horária (terças descendentes), o que dá nas possibilidades indicadas a seguir:
O que é interessante é a coexistência dos quatro planos tonais, que estão, entre si, em relações de terças menores. Ainda no âmbito da música internacional, podemos observar o caso da música Central Park West, de John Coltrane.
A passagem do plano de B para D é de uma terça menor ascendente. Em seguida, a passagem de D para Ab marca uma distância de trítono (D e Ab estão em posição oposta no círculo, como mostra a figura). De Ab para F encontramos um movimento de terça descendente.
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
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Ciclos de terças maiores
Na primeira parte do artigo, citamos algumas músicas “populares” baseadas nos movimentos de terças maiores, sendo seu “representante máximo” o compositor John Coltrane, com suas Giant Steps, Countdown e outras obras.
Temos exemplo disso na música brasileira? Caetano Veloso nos oferece um exemplo na música Dom de iludir:
O espaço desses textos não basta, certamente, para apresentar “todas” as músicas que, de alguma maneira, se relacionam com o assunto tratado – e nem quem lhes escreve as conhece todas, pois, a cada dia que passa, descobrimos coisas novas. Mas, antes de me despedir, quero deixar ao você uma música para sua análise.
Vamos nos aventurar nessa empreitada? Experimente descobrir se há planos tonais em relação de terças.
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