Caetano e Coltrane: a multitonalidade nas canções da música popular (parte 2)

multitonalidade na canção de música popular

Por Turi Collura

O que têm, em comum, Caetano e John Coltrane? É o que vamos descobrir nesse post, que dá continuidade aos estudos sobre a multitonalidade no contexto das canções da música popular.

Se você ainda não leu os artigos sobre a Multitonalidade, clique para ler a Primeira parte e a Segunda parte do estudo antes de proceder. 

Para ler a primeira parte desse artigo sobre a multitonalidade nas canções clique aqui

Vamos falar de Caetano Veloso e de John Coltrane… Observamos, anteriormente, que o ciclo de terças menores pode ser percorrido tanto de forma horária (terças ascendentes) como de forma anti-horária (terças descendentes), o que dá nas possibilidades indicadas a seguir:

Podemos encontrar casos em que a relação de terça entre as tonalidades se manifesta das duas formas, ascendente e descendente. Esse é o exemplo da música I’ll remember April, de Tim Pan Alley, em que a tonalidade da música (Sol maior) se relaciona com os planos de Bb (uma terça menor acima) e E (uma terça menor abaixo).

O que é interessante é a coexistência dos quatro planos tonais, que estão, entre si, em relações de terças menores. Ainda no âmbito da música internacional, podemos observar o caso da música Central Park West, de John Coltrane.

A música de Coltrane oferece mais uma combinação, nessa relação de terças menores. Nela observamos:

A passagem do plano de B para D é de uma terça menor ascendente. Em seguida, a passagem de D para Ab marca uma distância de trítono (D e Ab estão em posição oposta no círculo, como mostra a figura). De Ab para F encontramos um movimento de terça descendente.

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais

Ciclos de terças maiores
Na primeira parte do artigo, citamos algumas músicas “populares” baseadas nos movimentos de terças maiores, sendo seu “representante máximo” o compositor John Coltrane, com suas Giant Steps, Countdown e outras obras.

Temos exemplo disso na música brasileira? Caetano Veloso nos oferece um exemplo na música Dom de iludir:

dom-de-iludir

O espaço desses textos não basta, certamente, para apresentar “todas” as músicas que, de alguma maneira, se relacionam com o assunto tratado – e nem quem lhes escreve as conhece todas, pois, a cada dia que passa, descobrimos coisas novas. Mas, antes de me despedir, quero deixar ao você uma música para sua análise. 

Vamos nos aventurar nessa empreitada? Experimente descobrir se há planos tonais em relação de terças.

ALL THE THINGS YOU ARE

all-the-things-you-are
Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?