Por Turi Collura
No vídeo a seguir, falamos das notas que podemos utilizar para enriquecer os acordes. Trabalhamos com 5 tétrades, que no Curso de Harmonia para as Teclas consideramos tétrades principais, veja:
Esse vídeo faz parte do Curso de Harmonia Aplicada às Teclas Módulo 3. Nesse módulo estamos considerando as escalas evidenciadas a seguir.
Tétrades X7M (escala jônica)
Essa categoria de tétrades pode acrescentar o 2º (9ª do acorde) e o 6º grau. O 4º grau não pode ser utilizado, harmonicamente, pois se encontra à distância de semitom do 3º grau, nota importante do acorde. Vejamos o exemplo em Dó:
Tétrades X7M (escala lídia)
Para enriquecer os acordes X7M mais ainda, no lugar do 4º grau, é possível acrescentar, ao acorde, o #4. Vejamos o exemplo em Dó:
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais
Tétrades X7 (escala mixolídia)
As notas diatônicas 9 e 13 são disponíveis para o acorde V7 (no caso do acorde de dominante, não chamamos essas notas de 2 e 6). O 4º grau cria, mais uma vez, um “atrito” com o 3º grau do acorde. É possível usarmos o #11. Vejamos o exemplo em Dó:
A categoria do acorde X7 inclui muitas possibilidades de notas que podem enriquecer os acordes. Iremos aprofundar esse argumento em um estudo sucessivo.
Tétrades Xm7 (escala dórica)
As notas disponíveis para essa categoria de acorde dependem de sua função dentro do contexto harmônico. Todavia, de forma geral, observamos que as notas 9, 11 e 13 (respectivamente o 2º, 4º e 6º grau da escala) são úteis. Sem entrar em detalhes teóricos, podemos dizer que 2º e 4º grau são os melhores a serem utilizados. Vejamos o exemplo em Dó:
Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!
Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI
Tétrades Xm7(b5) (escala lócria com 2ª maior)
As notas disponíveis para essa categoria de acorde dependem de sua função dentro do contexto harmônico. Todavia, de forma geral, observamos que as notas 9, 11 (respectivamente o 2º e 4º grau) conferem ao acorde uma sonoridade muito interessante. Vejamos o exemplo em Dó:
Tétrades Xº (escala Tom-Semitom)
As notas disponíveis para essa categoria se encontram um tom acima de cada uma das notas do acorde. Vejamos o exemplo em Dó:
Bom, é isso, espero que esse estudo lhe seja útil!! Se gostar, pense em estudar comigo nos cursos que ofereço aqui no Terra da Música, amplie seu conhecimento, turbine a sua música!
Até a próxima!