Topo

Como enriquecer os acordes: notas disponíveis

como enriquecer os acordes - vídeo

Como enriquecer os acordes: notas disponíveis

Por Turi Collura

No vídeo a seguir, falamos das notas que podemos utilizar para enriquecer os acordes. Trabalhamos com 5 tétrades, que no Curso de Harmonia para as Teclas consideramos tétrades principais, veja:

como enriquecer os acordes das tétrades principais

Esse vídeo faz parte do Curso de Harmonia Aplicada às Teclas Módulo 3. Nesse módulo estamos considerando as escalas evidenciadas a seguir.

Tétrades X7M (escala jônica)
Essa categoria de tétrades pode acrescentar o 2º (9ª do acorde) e o 6º grau. O 4º grau não pode ser utilizado, harmonicamente, pois se encontra à distância de semitom do 3º grau, nota importante do acorde. Vejamos o exemplo em Dó:

como enriquecer os acordes - vídeo

Tétrades X7M (escala lídia)
Para enriquecer os acordes X7M mais ainda, no lugar do 4º grau, é possível acrescentar, ao acorde, o #4. Vejamos o exemplo em Dó:

Curso Online de Harmonia

 

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a conceitos avançados.

Tétrades X7 (escala mixolídia)
As notas diatônicas 9 e 13 são disponíveis para o acorde V7 (no caso do acorde de dominante, não chamamos essas notas de 2 e 6). O 4º grau cria, mais uma vez, um “atrito” com o 3º grau do acorde. É possível usarmos o #11. Vejamos o exemplo em Dó:

como enriquecer os acordes - vídeo

A categoria do acorde X7 inclui muitas possibilidades de notas que podem enriquecer os acordes. Iremos aprofundar esse argumento em um estudo sucessivo.

Tétrades Xm7 (escala dórica)
As notas disponíveis para essa categoria de acorde dependem de sua função dentro do contexto harmônico. Todavia, de forma geral, observamos que as notas 9, 11 e 13 (respectivamente o 2º, 4º e 6º grau da escala) são úteis. Sem entrar em detalhes teóricos, podemos dizer que 2º e 4º grau são os melhores a serem utilizados. Vejamos o exemplo em Dó:

como enriquecer os acordes - vídeo

Estude piano e teclado conosco!
Seu crescimento ao alcance de um clique!

Clique e veja os cursos

 

Repertório do iniciante ao avançado, Piano Blues, Piano Brasileiro, Harmonia, Improvisação, Leitura, Rítmica e muito mais.

Tétrades Xm7(b5) (escala lócria com 2ª maior)
As notas disponíveis para essa categoria de acorde dependem de sua função dentro do contexto harmônico. Todavia, de forma geral, observamos que as notas 9, 11 (respectivamente o 2º e 4º grau) conferem ao acorde uma sonoridade muito interessante. Vejamos o exemplo em Dó:

como enriquecer os acordes - vídeo

Tétrades Xº (escala Tom-Semitom)
As notas disponíveis para essa categoria se encontram um tom acima de cada uma das notas do acorde. Vejamos o exemplo em Dó:

como enriquecer os acordes - vídeo

Bom, é isso, espero que esse estudo lhe seja util!! Se gostar, pense em estudar comigo nos cursos que ofereço aqui no Terra da Música, amplie seu conhecimento, turbine a sua música!

 

Até a próxima!

Escolha seu plano e comece a estudar agora mesmo!

Assinaturas dos cursos online
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário