Topo

Como organizar melhor os estudos de música?

Como organizar melhor os estudos de música

Como organizar melhor os estudos de música?

Por Turi Collura

Recebemos muitas perguntas por parte dos alunos dos nossos Cursos Online. Hoje respondemos à pergunta “Como organizar melhor os estudos de música”.

Por que estudamos música?

Temos vários motivos para isso: por hobby, para tocar na igreja, para nos tornarmos profissionais, para tocar com os amigos… e por ai vai. Gostamos de gêneros diferentes, alguns gostam de compor, outros de improvisar, outros de imitar os solos de seu ídolo. As possibilidades são muitas.

 

Surge a observação: se temos vários objetivos, ao estudar música, é justo pensar que temos várias maneiras de fazer isso. É bom, então, refletirmos sobre como podemos organizar melhor os nossos estudos e sobre os elementos que integram o nosso desenvolvimento.

 

Procurar um bom profissional para lhe orientar nos seus estudos de música é uma boa ideia. Mas que tal você refletir sobre alguns aspectos de sua aprendizagem?

 

Conforme seu objetivo (meta), estabeleça um percurso para alcançá-lo. O percurso leva em conta fatores diferentes, como, por exemplo, o tempo e os recursos à disposição.

Cinco áreas principais de desenvolvimento

1. Técnica

2. Harmonia

3. Audição

4. Estudos rítmicos

5. Repertório

É claro que as áreas indicadas acima são algo “geral” e não específico. Por exemplo, se nos seus estudos de música você está querendo desenvolver a improvisação deve colocar esse item entre as suas atividades.

Leia também: Conexão mental

Fique constantemente conectado ao seu estudo de música, PENSE NELE! Pense nos conteúdos que está estudando. Pode fazer isso durante o seu dia, enquanto está desempenhando outras atividades. Escrevemos sobre como melhorar suas técnicas para maximizar o resultado de seus estudos.

No passado escrevi um artigo falando do “triângulo das habilidades e competências” do músico. Essa é uma ferramenta interessante que lhe permite ter uma noção mais precisa de quais “ingredientes” você precisa colocar no seu dia-a-dia de desenvolvimento musical.

Quer enviar sua pergunta? Use os comentários no final dessa página.

Até a próxima!

Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.