Como organizar melhor os estudos de música?

Por Turi Collura

Recebemos muitas perguntas por parte dos alunos dos nossos Cursos Online. Hoje respondemos à pergunta “Como organizar melhor os estudos de música“.

Por que estudamos música?
Temos vários motivos para isso: por hobby, para tocar na igreja, para nos tornarmos profissionais, para tocar com os amigos… e por ai vai. Gostamos de gêneros diferentes, alguns gostam de compor, outros de improvisar, outros de imitar os solos de seu ídolo. As possibilidades são muitas.

Surge a observação: se temos vários objetivos, ao estudar música, é justo pensar que temos várias maneiras de fazer isso. É bom, então, refletirmos sobre como podemos organizar melhor os nossos estudos e sobre os elementos que integram o nosso desenvolvimento.

Procurar um bom profissional para lhe orientar nos seus estudos de música é uma boa ideia. Mas que tal você refletir sobre alguns aspectos de sua aprendizagem?

Conforme seu objetivo (meta), estabeleça um percurso para alcançá-lo. O percurso leva em conta fatores diferentes, como, por exemplo, o tempo e os recursos à disposição.

Cinco áreas principais de desenvolvimento

1. Técnica
2. Harmonia
3. Audição
4. Estudos rítmicos
5. Repertório

É claro que as áreas indicadas acima são algo “geral” e não específico. Por exemplo, se nos seus estudos de música você está querendo desenvolver a improvisação deve colocar esse item entre as suas atividades.

Fique constantemente conectado ao seu estudo de música, PENSE NELE! Pense nos conteúdos que está estudando. Pode fazer isso durante o seu dia, enquanto está desempenhando outras atividades. 

No passado escrevi um artigo falando do “triângulo das habilidades e competências” do músico. Essa é uma ferramenta interessante que lhe permite ter uma noção mais precisa de quais “ingredientes” você precisa colocar no seu dia-a-dia de desenvolvimento musical.
Clique na imagem para ler mais sobre isso.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?